Prefeito participa do lançamento do ‘Dia Saúde da Mulher’ no Santa Maria

Saúde
14/03/2009 18h27
Início > Noticias > 37338

Dentro do calendário de eventos comemorativos aos 154 anos de Aracaju e alusivos ao Mês da Mulher, o prefeito Edvaldo Nogueira participou no final da manhã de hoje, sábado, do lançamento do ‘Dia da Saúde da Mulher', na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, no bairro Santa Maria, zona sul da capital. Foram ofertados vários serviços de cuidados pessoais ligados à saúde e estética, a exemplo de cabeleireiro e maquiagem e exames para detecção do HIV, câncer de colo do útero e câncer de mama.

A intenção foi despertar no público feminino a consciência sobre a importância de cuidar da saúde, além de divulgar os serviços disponíveis na USF para que as mulheres procurem assistência e possam evitar o surgimento de uma série de doenças. O ‘Dia da Saúde da Mulher' também será promovido em outros bairros.

De acordo com Edvaldo Nogueira, a iniciativa representa o compromisso da Prefeitura de Aracaju com as mulheres. "Fiz questão de vir aqui pra falar a vocês da importância de cuidar da saúde e de como a Prefeitura de Aracaju tem se empenhado para oferecer a cada uma de vocês mais qualidade de vida", disse.

A adesão ao ‘Dia da Saúde da Mulher' foi considerada excelente. Várias moradoras compareceram à USF Celso Daniel para participar das atividades, formando filas para fazer os exames oferecidos. Para o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, o sucesso é fruto da existência de demanda na região, além do empenho da equipe, que trabalhou com afinco e dedicação para divulgar e organizar o evento.

A dona de casa Tálissa Jéssica Araújo, grávida do terceiro filho, é um exemplo de que a ação bem planejada consegue atingir o objetivo. "Cuidar da saúde é importante até demais. E essas atividades aqui estão sendo muito boas. É uma coisa que todo mundo está gostando", disse.

O coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, José Eudes Barroso, avaliou de forma positiva a escolha da USF no Santa Maria para o lançamento do programa. "As mulheres daqui estavam deixando de procurar o serviço de proteção e isso estava implicando nos indicadores. Estava aumentando, por exemplo, o número de casos de câncer de mama. A intenção é justamente fazer desta Unidade de Saúde uma referência", concluiu.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Aracjau, Cristiane Ludmila Borges, destacou a importância de dar maior visibilidade aos serviços oferecidos no dia a diariamente pelas USFs. Segundo a coordenadora da região do Santa Maria e São Conrado, Eurides Carvalho, apesar dos esforços, muitas mulheres da localidade ainda não entendem a importância da prevenção das doenças.