Prefeitura de Aracaju diversifica ações de combate à dengue

Saúde
18/03/2009 16h09
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju diversifica ações de combate à dengue

Para reforçar cada vez mais o combate à dengue, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem intensificado as ações de prevenção e erradicação de possíveis focos do mosquito transmissor. Além das forças-tarefas realizadas constantemente em diversos bairros da cidade e das campanhas de conscientização veiculadas na mídia, a PMA também está realizando outras atividades, como visitas a canteiros de obras, locais onde o risco de proliferação do Aedes aegypti é grande.

Devido aos materiais de trabalho, os canteiros são locais propícios ao acúmulo de água parada. Segundo Rodrigo Tavares, educador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que também participa das visitas, em todo o país, a construção civil apresenta números preocupantes no tocante à dengue. "Estudos que revelam que, dos locais de trabalho, os canteiros de obras são onde está o maior índice de focos do mosquito", conta.

Através do Cerest, órgão gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de dez agentes de saúde estão trabalhando para evitar o acúmulo de água parada nesses locais, prováveis focos de reprodução do Aedes aegypti. Só este ano, já foram realizadas doze visitas.

A equipe orienta os operários sobre os riscos da doença e explica que alguns locais devem receber um cuidado maior no ambiente de trabalho, como encanamentos e baldes. As visitas são previamente agendadas com as construtoras e, segundo coordenadora do Cerest, Márcia Martins, a receptividade tem sido muito boa.

"Listamos, através do Sinduscon [Sindicato da Indústria da Construção Civil], as obras que estão acontecendo na cidade, entramos em contato com as empresas e nos reunimos para explicar o propósito da visita, que é disseminar informações preventivas. A maioria das empresas tem sido ótima parceira", explica.