Aluno da rede municipal de ensino participa em Brasília de Conferência Nacional

Educação
19/03/2009 08h44
Início > Notícias > Aluno da rede municipal de ensino participa em Brasília de Conferência Nacional

Pela terceira vez, a rede pública municipal de ensino de Aracaju vai participar da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Essa é a terceira edição do evento. O aluno Edgar Vieira Cruz, da 7ª série do ensino fundamental da Emef. Carvalho Neto, localizada no bairro América, foi um dos selecionados para representar Sergipe. Realizada pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em Aracaju, a Conferência contou com o apoio da Secretaria de Municipal da Educação (Semed).

Depois de passar pela etapa municipal e estadual da Conferência, o aluno Edgar Vieira Cruz foi eleito para levar o nome do Estado à Brasília, onde estarão reunidos estudantes de todas as unidades federativas. O desempenho atrelado à escolha do tema "Água" foram pontos cruciais para que o estudante garantisse uma vaga entre os 26 integrantes que compõem a delegação sergipana.

A Conferência é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política sobre o Meio Ambiente e visa fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, mobilizando os participantes a promover debates e trocar idéias sobre temas socioambientais contemporâneos. "Essa é uma forma de mostrar aos alunos que eles são peça fundamental na construção de idéias e atitudes que trazem mudanças positivas para comunidade escolar, e, principalmente, para o local onde vivem", revelou a integrante titular da Comissão Organizadora Estadual (COE) e coordenadora de Projetos Sócio-Educativos da Semed, a professora Valdinete Paes Silva.

A seleção foi feita pela Coletiva Jovem e pela COE, que avaliaram os trabalhos elaborados com base no tema "Mudanças ambientais globais" e como sub-temas os elementos da natureza. "Escolhi falar sobre a água porque todos da comunidade onde moro e da escola acompanham de perto o problema da falta de água, o quanto é difícil passar um dia sem ela", explicou o selecionado. Edgar Vieira contou com o apoio de seus colegas para preparar um cartaz esboçando soluções para o problema da escassez da água, a exemplo do uso racional. Através de um texto, falou sobre a importância de preservar o elemento natural.

A coordenadora geral da Emef. Carvalho Neto, a professora Regina Lúcia Pinto, aprovou o trabalho de Edgar Vieira. "Ele é um aluno esforçado e que tem muita iniciativa, fatores que também o ajudaram a se destacar entre os colegas das outras nove turmas da escola. Para aumentar ainda mais o nosso orgulho foi selecionado na etapa estadual, colocando mais uma vez a Emef. Carvalho Neto em evidência", ressaltou a coordenadora geral, frisando que a Escola já obteve méritos em olimpíadas de conhecimento e esportes realizados em âmbito nacional.

No dia 2 de abril, Edgar Vieira viaja a Brasília, onde vai participar da etapa final da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Este ano, o evento será realizado entre os dias 6 e 8 de abril e contará com a participação de mais de 600 estudantes com idade entre 11 e 14 anos. Todos cursam da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental, ou 6º ao 9º ano do ensino fundamental de nove anos, e foram escolhidos em conferências escolares, regionais e estaduais nas 27 unidades da Federação.

Histórico

A primeira etapa da Conferência foi realizada em 2008 nos Estados, em cada unidade de ensino inscrita. Os participantes discutiram os temas propostos, tomaram decisões em conjunto e, a partir dos debates locais, escolheram representantes para levar adiante as idéias desenvolvidas. Os trabalhos elaborados passaram por uma triagem na conferência estadual, quando foi definida, através de debates e voto, uma comissão de delegados. Cada unidade federativa é representada por uma comissão, que tem como desafio dar visibilidade às idéias construídas coletivamente.

Nesta edição 2008/2009, 670 delegados e delegadas foram selecionados para representar seus Estados na capital federal. Dois desafios foram lançados para esta 3ª edição: um planetário, que é o de pesquisar e debater nas escolas as alternativas para as mudanças ambientais em cada canto do mundo; outro educacional, em que pais, alunos, professores e gestores devem estar envolvidos nesta iniciativa e buscar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a permanência do aluno na escola.

A última edição da CNIJMA, realizada no período 2005/2006, envolveu 11.475 escolas e comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e grupos de meninos e meninas em situação de rua. Mais de três milhões de pessoas dos 2.865 municípios envolvidos foram mobilizadas direta e indiretamente.