Dentro da política de inclusão social do governo Lula, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na manhã de hoje, quinta-feira, do lançamento do mais novo produto da Liquigás, empresa pertencente à Petrobras Distribuidora: o P-8, um botijão de 8 kg de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, mais conhecido como gás de cozinha). A medida oferece uma nova alternativa às famílias de baixa renda e representa um investimento de R$ 13 milhões. Em Sergipe, o ato de lançamento ocorreu no Posto Chefia, no conjunto Rosa Elze, em São Cristóvão. Esse é o quinto Estado brasileiro a lançar e comercializar o P-8.
O prefeito Edvaldo reconheceu a importância da iniciativa para as famílias pobres. "Eu achei uma medida extraordinária, porque a Petrobras possibilita um botijão mais barato, o que facilita às pessoas comprarem com uma vantagem: o cidadão que tiver um botijão de 13 kg vazio e não tem dinheiro para comprar outro do mesmo, pode comprar um de 8 kg efetuando uma troca sem pagar nada a mais por isso. E quando tiver dinheiro para comprar o de 13 kg, ele compra também sem pagar nada a mais por isso. Esta medida é inteligente e vai beneficiar os mais carentes", endossou.
O P-8 é um botijão que já começa a ser vendido no dia de hoje e pode ser adquirido facilmente por qualquer consumidor que já tenha posse de um recipiente tradicional de 13 kg. Para facilitar a vida da população local, o Governo de Sergipe adotou um regime específico de tributação, através da Secretaria de Estado da Fazenda, que não vai onerar o preço do novo recipiente na troca pelo botijão tradicional, ou vice-versa. A iniciativa irá beneficiar ainda cidadãos solteiros e casais sem filhos, que mantém um baixo consumo de GLP
Na visão do governador Marcelo Déda a ação desenvolvida pela BR Distribuidora merece aplauso e os cumprimentos do Governo do Estado, pois demonstra uma real preocupação com a promoção da inclusão social. "Estamos constatando muito mais que um simples lançamento. Além de uma operação exitosa do ponto de vista empresarial, o que vemos éa aplicação de uma política pública para oferecer acessibilidade ao gás de cozinha", evidenciou
De acordo com o presidente da Liquigás distribuidora, Antônio Rubens Silva Silvino, o foco principal do novo produto é o consumidor de baixa renda, apesar deste se mostrar atraente também às pequenas famílias, pessoas solteiras e descasadas. "Para ter este produto cambiável, com facilidade de troca do botijão de 13 kg por 8 kg, precisávamos de um regime especial na Receita Estadual e nós já conseguimos aqui. É preciso obter o regime especial para garantir essa facilidade que é fundamental paro sucesso do novo produto", informou.
O presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, fez questão de ressaltar o pioneirismo da Liquigás em lançar no mercado um produto inovador, que acaba tendo como meta atingir uma parte considerável da população que ainda cozinha a lenha e a carvão, prática prejudicial à saúde e ao equilíbrio ambiental. "Ao analisarmos a evolução histórica desse segmento, vamos constatar que, só no ano de 2002, o preço do botijão de gás sofreu um reajuste de 100%. A partir do governo Lula, não ocorreram mais aumentos significativos", comentou.
O gerente de mercado regional do Nordeste de envasados da Liquigás, Antônio Levantino, argumentou como ponto crucial à criação do P-8 a necessidade crescente de novas demandas, sugeridas pela própria população. "Este era um grande sonho da empresa. A população pediu a adaptação do vasilhame e foi isto o que fizemos. Aqui tivemos uma demanda grande e, por isso, viemos fazer o lançamento", argumentou.
Inclusão
Na visão do vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Planejamento, Silvio Santos, o lançamento do produto está na pauta do dia por atender às políticas de inclusão desenvolvidas pelo presidente Lula. "Analiso como uma iniciativa importante do presidente Lula, que sempre preocupado com os setores mais pobres da nossa sociedade resolveu incentivar a fragmentação da quantidade de gás vendido. Ao tomar esta iniciativa, a Liquigás favorecerá os setores mais pobres da nossa sociedade", afirmou.
Quem também endossou esta ação foi a deputada estadual Conceição Vieira, ressaltando a valorização do ser humano ao permitir que, independente de sua condição social, possa usufruir das mesmas condições de qualidade no processo de preparação de alimentos. "Analiso como um passo positivo e um compromisso social da Petrobras, BR Distribuidora e Liquigás no sentido do trabalho de inclusão. Essa iniciativa facilita o acesso das pessoas com menores recursos à quantidade de gás que é compatível com a sua renda naquele instante. A troca do botijão é muito importante", disse.
Presenças
Participaram do lançamento do novo botijão o vice-governador Belivaldo Chagas, o deputado estadual Wanderlê Correia, o deputado federal José Carlos Machado, o Prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, o prefeito e vice-prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha e Cláudio do Sanclau, o diretor executivo da Liquigás e ex-deputado federal, Robson Tuma, o gerente Geral de Exploração e Produção da Petrobras para Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, o proprietário da rede de postos Chefia, Eduardo Melo, dentre outras autoridades.