A tranquilidade marcante da praça Aníval Dantas, no conjunto Médici, deu lugar a uma intensa concentração de moradores e visitantes na noite de ontem, quinta-feira. Reurbanizada, a área de 11.891 m² foi inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em mais um dos eventos que têm marcado o mês de aniversário da capital. Os investimentos totalizaram mais de R$ 420 mil.
"Esta é uma obra que sem sombra de dúvidas marca época aqui no Médici, sobretudo pela beleza da praça, pela qualidade do material utilizado e pela integração que este espaço irá trazer para a comunidade", falou o prefeito. A reforma foi feita em parceria com a comunidade local, que entre outras coisas, solicitou à administração municipal a preservação de árvores antigas, plantadas pelos primeiros moradores do conjunto.
"Foi um compromisso que assumimos, cumprimos e hoje temos o orgulho de entregá-la muito bem feita", complementou Edvaldo, antes de relembrar outras melhorias de grande impacto que a Prefeitura de Aracaju levou recentemente ao conjunto. Entre elas o Viaduto Carvalho Déda, situado ali ao lado, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), e responsável pelo fim dos congestionamentos e demais problemas de trânsito na localidade.
"Poucos prefeitos deram tanta atenção ao Médici como Edvaldo Nogueira", destacou o governador Marcelo Déda, que descerrou a placa inaugural ao lado do prefeito e lideranças locais. "Esta é uma obra fruto do trabalho da Prefeitura e tudo que diz respeito a esta terra, a esta capital, tenho interesse em acompanhar. Vim aqui para comemorar com Edvaldo e com todos vocês o aniversário da cidade e este belo presente que vocês estão recebendo", afirmou Déda.
A nova Aníval Dantas ganhou uma ampla quadra de 800 m², parque infantil, piso em concreto propício a caminhadas, equipamentos de ginástica, mesas com bancos, rampas de acesso e piso tátil, além de 5.066 m² de grama. "Era um espaço que em épocas passadas funcionava um ferro velho. Hoje esta área está totalmente urbanizada, modernizada, para dar mais conforto a nossa população", ressaltou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa.
"Praças são espaços de lazer, de confraternização e de cidadania. A praça promove o convívio harmônico da comunidade, a interação, aproximação dos moradores e ao oferecer equipamentos de lazer e esporte afasta também o jovem da ociosidade e incentiva as atividades esportivas", destacou o líder do prefeito na Câmara, vereador Élber Batalha Filho.
Nova realidade
Sentados em um dos novos banquinhos, o casal de comerciantes Manuel Messias, 54, e Maria Geânia Barreto, 36, observavam as crianças brincarem. "Gostei muito, principalmente pelos menores, que antes ficavam correndo no meio da rua e era perigoso", comentou Maria, que reside em um condomínio próximo à praça e foi até o local prestigiar a inauguração. "Pretendemos continuar vindo aqui passear sempre", disse.
A poucos metros dali, a jovem Chrismara Araújo, 12, brincava de escorregar no parquinho com seu irmão Luis Gustavo, de apenas um ano e dois meses. Para chegar à praça, ao sair de casa, ela só precisa atravessar a rua. "Depois que colocaram os brinquedos novos estou vindo todos os dias", revelou a estudante. Problema agora, só na hora de ir embora. "O Luis sempre chora querendo ficar mais um pouco", contou Chrismara.
Presenças
Entre os presentes na solenidade de inauguração estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Emanuel Nascimento, os vereadores Jailton Santana, Karla Trindade e Valdir Santos, além de diversos secretários municipais e líderes comunitários do Médici e localidades vizinhas.