Edvaldo Nogueira inaugura reurbanização da Praça Fausto Cardoso

Infraestrutura
20/03/2009 19h12

O principal símbolo da vida cultural, política e social do município de Aracaju foi entregue à população totalmente reurbanizado e revitalizado. A nova praça Fausto Cardoso foi inaugurada na noite de hoje, sexta-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em solenidade que contou com a presença de lideranças políticas, a exemplo do governador Marcelo Déda, como também intelectuais, artistas e moradores de vários bairros. O momento foi prestigiado por milhares de aracajuanos, que relembraram importantes momentos históricos ocorridos sobre as pedras portuguesas que pavimentam a praça.

A cerimônia foi aberta com o descerramento da placa inaugural, próximo à Ponte do Imperador, e em seguida, o prefeito caminhou pela praça ao lado do povo até o palanque entre o antigo Palácio do Governo e a atual Escola do Poder Legislativo, onde fez uma retrospectiva da história da praça. Segundo Edvaldo, aquele é um 'museu vivo de Aracaju'. "Para mim, este é um momento de imensa alegria como homem público. É muito bom poder entregar ao povo aracajuano um símbolo da luta pela democracia, onde aconteceram importantes manifestações progressistas, como os comícios da campanha ‘Diretas Já'", lembrou.

Segundo Edvaldo Nogueira, a Prefeitura Municipal se preocupou em manter as características originais da praça. Os monumentos históricos - estátuas, fonte, coreto e o monumento a Fausto Cardoso - foram recuperados por profissionais especializados, que preservaram suas formas e composição originais. Ele ainda explicou que, para preservar o trabalho de recuperação, fez a reinauguração sem comemorações festivas e apresentações artísticas. "Queremos que esse espírito chege ao coração de cada pessoa que por aqui passe: vamos ajudar a preservar esse imenso patrimônio dos aracajuanos", convocou.

Edvaldo lembrou também o esforço dos mais de 50 operários e técnicos que se dedicaram ao longo de oito meses para devolver um dos mais significativos espaços públicos da capital, em especial a condutora do projeto de urbanização, a arquiteta Angélica Rocha, da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb). Da mesma forma, Edvaldo agradeceu ao povo de Aracaju pela paciência e pelo apoio e a todos os secretários, presidentes, superintendentes e diretores de órgãos municipais e servidores em geral pelo empenho em levar à frente o projeto de mudanças para Aracaju.

O governador Marcelo Déda destacou a importância da praça para Aracaju. "A Fausto Cardoso é o coração cívico, político e cultural da cidade, o símbolo da rebeldia, da coragem e da luta do povo de Aracaju. É uma praça de grande importância e beleza arquitetônica. Não há como contar a história dos 154 anos da capital sem passar por aqui", lembrou. "Essa praça é o umbigo de Aracaju com o cosmos, com a história, com a vida e com o tempo para celebrar a felicidade de termos, como povo, construído essa cidade, e como povo, estarmos fazendo parte dela", enfatizou.

Déda lembrou ainda a praça ajuda a contar a história da cidade. "Esse local foi escolhido para ser o centro do ‘tabuleiro de xadrez' que o urbanista Sebastião Pirro desenhou para ser Aracaju, após a idéia de Inácio Barbosa de transferir para cá a capital do Estado", relembrou o governador, em alusão ao projeto do que hoje é o centro da capital. "Esse conjunto estava na mente do que primeiro desenhou Aracaju, para ser a sede dos poderes do Estado e assim foi, tornando-se ainda o palco das manifestações do povo sergipano", reforçou

Ao final do ato solene, Edvaldo e Déda foram acompanhados pelo senador Antonio Carlos Valadares e o deputado Jackson Barreto numa visita a cada ponto da praça, em especial aos monumentos a Fausto Cardoso e à Classe Operária. Todos destacaram a abertura do espaço e a recuperação dos traços originais da praça, retomando ares históricos ao espaço. A obra é mais um das que está sendo entregue pela Prefeitura de Aracaju dentro das comemorações pelos 154 anos da cidade.

A área de 14.713 m² teve seus traços originais retomados e ganhou piso em concreto estampado vermelho e cinza (2.572m²), pedras portuguesas pretas e brancas (7.584m²), piso tátil (258 m²) e implantação de paisagismo (3.130m² de grama). Também foram plantadas 27 árvores - 10 palmeiras imperiais (retomando a ‘alameda das palmeiras', presente no projeto original da praça) e 17 ipês (uma das árvores-símbolo do país). Além disso, a PMA implantou no local um moderno projeto luminotécnico, para destacar a beleza dos monumentos, e ainda implantou 20 postes em toda a extensão da praça. O investimento total foi de R$ 1,2 milhão, em recursos próprios.

Presenças

Prestigiaram o evento o vice-prefeito Sílvio Santos, o senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal Albano Franco, a deputada estadual Tânia Soares, o secretário de Estado da Articulação Política, Jorge Araújo, o presidente da Câmara, Emannuel Nascimento, a vice-presidente, Mirian Ribeiro, e os também vereadores Élber Batalha, Danilo Segundo, Valdir Santos e Ivaldo José; a presidente da Ademi, Danusa Silva, e o diretor-presidente da Norcon, Tarcísio Teixeira,

Também se fizeram presentes o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, os presidentes da Emurb, Paulo Costa, da Emsurb, Lucimara Passos, e da Fundat, Carlos Magno, os secretários municipais de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, de Comunicação Social, Carlos Cauê, de Educação, Tereza Cristina, de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabêlo, o presidente estadual do PT, Chico Buchinho, e o assessor especial do Governo, Rosalvo Alexandre.