A partir do mês de abril, mais de quatro mil alunos da educação infantil em Aracaju serão beneficiados com o material didático do Grupo Positivo. A capital sergipana é a primeira do país a firmar convênio com a maior corporação brasileira do segmento de educação e tecnologia. O contrato será assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira na próxima segunda-feira, 30, às 17 horas, no Hotel Parque dos Coqueiros, e faz parte da campanha 'Pelo Direito de Aprender', que busca a melhoria da qualidade do ensino.
A medida integra o Sistema de Ensino Aprende Brasil, implantado em 52 escolas da rede municipal de ensino. "Este contrato acentua ainda mais nosso reconhecimento no ensino público. O resultado prático do nosso trabalho é a melhora no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] em diversos municípios em que atuamos", salienta a coordenadora nacional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, Elen Goulart.
A equipe pedagógica da Editora Positivo virá a Aracaju para colaborar com o trabalho de implantação do Aprende Brasil, especialmente nas atividades de capacitação dos professores. Nesse período, o corpo docente terá o suporte necessário para trabalhar, no ambiente escolar, com todas as possibilidades que os livros didáticos oferecem.
"Procuramos incentivá-los a refletir sobre a sua prática pedagógica à luz de uma concepção de educação humanizadora voltada para o desenvolvimento da autonomia dos alunos", explica Cátia Gomes, coordenadora pedagógica regional da Editora Positivo. A assessoria pedagógica é permanente e existirá enquanto durar a parceria entre a Prefeitura e a Positivo. "Além dos cursos presenciais, também disponibilizamos auxílio aos professores em qualquer momento, via e-mail, fax e telefone", completa.
Aprende Brasil
Desenvolvido pela Editora Positivo para contribuir com a melhora do ensino dos municípios, o Sistema Aprende Brasil está presente na vida de mais de 203 mil estudantes de escolas públicas brasileiras. Ao adotá-lo, a cidade de Aracaju passa a contar com os três elementos: o livro didático - já adaptado à reforma ortográfica da Língua Portuguesa -, o Portal Aprende Brasil (www.aprendebrasil.com.br) e a Assessoria Pedagógica, que inclui cursos para formação continuada e da área tecnológica para a equipe docente.
Os materiais são interligados entre si, de forma a privilegiar a integração ‘vertical' e ‘horizontal', garantindo espaço para a criatividade dos professores e alunos durante as aulas. A integração vertical significa que os conteúdos de uma série dão continuidade aos da anterior. Já a integração horizontal é quando o conteúdo de uma disciplina ajuda no aprendizado de outra. Além disso, o conteúdo dos livros didáticos é enriquecido pelas ferramentas multimídia do Portal Aprende Brasil, de uso exclusivo das escolas do município.
Veja mais...
Coordenadora pedagógica do Grupo Positivo fala sobre Sistema de Ensino Aprende Brasil