Idosos e deficientes com direito a vagas preferenciais continuam recebendo credenciais

Transporte e Trânsito
30/03/2009 10h25
Início > Notícias > Idosos e deficientes com direito a vagas preferenciais continuam recebendo credenciais

No dia 2 de março, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu início ao credenciamento para ocupação das vagas preferenciais nos estacionamentos públicos da cidade. A medida atende às resoluções n° 303 e 304 de 18 de dezembro de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e até o momento beneficiou 3.042 idosos e 312 portadores de deficiência física e pessoas com dificuldade de locomoção, que já receberam a nova credencial. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estima que os números possam atingir a marca de 8.000 idosos e 2.500 deficientes físicos.

O Contran deu prazo de um ano para o cumprimento das regras do novo sistema de credenciais, no entanto o prefeito Edvaldo Nogueira preferiu substituir desde já o adesivo, instituído no ano passado. De acordo com o assessor de imprensa da SMTT, Jairo Alves, as credenciais apresentam duas grandes vantagens em relação aos adesivos. "Uma é a maior dificuldade de fraudá-las e a outra é que ela tem validade em todo o território nacional, enquanto o adesivo só vale aqui na capital", destacou.

Por enquanto, só Aracaju começou a se adequar ao novo sistema, que, além da criação das credenciais, prevê a reserva de pelo menos 5% das vagas dos estacionamentos públicos a idosos e deficientes com dificuldade de locomoção.

Para requerer a credencial de estacionamento para pessoas a partir dos 60 anos, o interessado deve comparecer a um dos postos de atendimento montados pela SMTT, levando RG e CPF. Já as pessoas com deficiência física precisam apresentar, além dos documentos pessoais, o laudo médico. A emissão é gratuita e o cartão fica pronto em dois dias úteis.


Confira os postos de credenciamento e horários de atendimento:

- Shopping Jardins (próximo à C&A) - de segunda a sexta-feira, das 10 às 22h
- Shopping Riomar (no Ceac) - de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30
- Sede da SMTT (Rua G, 200, DIA) - de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h