Condutores de carroças devem submeter animais a exames obrigatórios

Serviços Urbanos
24/03/2009 14h28
Início > Noticias > 37419

Com a lei que regulamenta a circulação de carroças na capital (lei n° 3.502, de 26 de novembro de 2007), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem se empenhado para garantir a segurança dos condutores de veículos e pedestres, a organização do trânsito na cidade e também a saúde dos animais.

Através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a PMA viabiliza o emplacamento das carroças e oferece um curso gratuito para orientar os condutores. Já a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) irá realizar a partir de amanhã, quarta-feira, 25, exames para analisar a saúde dos animais.

O procedimento acontece das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na sede da Emsurb, mais precisamente no último portão do Parque da Augusto Franco (Sementeira), localizado na avenida Oviedo Teixeira. Os condutores terão 15 dias para levar seus animais para a verificação clínica.

De acordo com o coordenador de Apreensão de Animais, Edvaldo Mecena, o exame será feito nos animais já cadastrados. "Somente os que passaram pelo cadastramento na SMTT serão registrados pela Emsurb, ou seja, os que estiverem dentro da lei. Vale salientar que os condutores só poderão circular com os animais autorizados pela Emsurb", destaca.   

Para a realização do exame clínico, a Emsurb contará com dois veterinários, um estagiário e o apoio de um servidor. "Além de averiguar a sanidade mental do animal, o desenvolvimento muscular e a existência de feridas e corrimentos, colocaremos um brinco de material plástico como forma de mostrar que aquele animal tem saúde adequada para a atividade de tração", explica o veterinário da Emsurb, Júlio Cesar Oliveira.