PMA ajuda a manter famílias definitivamente no São Conrado

Agência Aracaju de Notícias
25/03/2009 18h34
Início > Notícias > PMA ajuda a manter famílias definitivamente no São Conrado

Em audiência solicitada pela Prefeitura de Aracaju, o juiz Fernando Stefanil, da 2ª Vara Federal de Sergipe, decidiu pela extinção da decisão que determinava a reintegração de posse da área ocupada pelas famílias do bairro São Conrado. O vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, participou da reunião, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, e fez uma avaliação positiva ao final do encontro.

"A administração municipal não fazia parte do processo, mas pedimos essa audiência na Justiça Federal para mediar uma medida que melhor atendesse às famílias. Inicialmente nós pretendíamos pedir a prorrogação da reintegração de posse e buscar um entendimento no qual a Prefeitura de Aracaju iria declarar a utilidade pública daquele local para que os moradores lá permanecessem e deu certo", explicou Sílvio.

Para o vice-prefeito, o juiz federal Fernando Stefanil é digno de elogios pela decisão. "Encontramos uma sensibilidade muito grande do magistrado, que ao perceber que havia nas partes do processo a intenção de pressionar a Prefeitura a pagar pela área, extinguiu o processo e suspendeu a reintegração. Foi uma decisão madura, sensível e equilibrada, que atende à expectativa das famílias e da Prefeitura", reiterou.

A solução sobre a área não poderia ser melhor para a dona de casa Carmem Lúcia da Silva Santos, 44 anos. "Soltaria fogos se não estivesse aqui no prédio da Justiça", revelou. Moradora da área há 16 anos, Carmem disse que a Prefeitura de Aracaju foi decisiva para garantir a continuidade do seu lar. "Além de ter levado escola, esgoto e iluminação pra minha rua, a Prefeitura entrou na briga para nos defender", confirmou.

Enquanto dona Carmem acompanhou a reunião do lado de fora, junto com seus vizinhos, o também morador do São Conrado José Augusto Nascimento testemunhou o esforço de Sílvio Santos na sala de audiência. "A Prefeitura está de parabéns porque uma andorinha só não faz verão e é nessas horas que a população mais precisa de força. Tivemos também aqui o apoio dos parlamentares, advogados e do juiz", agradeceu.

Futuro

Segundo Sílvio Santos, o prefeito Edvaldo Nogueira tornará a área em questão de utilidade pública, discutindo valores de indenização pelo terreno. "Continuaremos levando os benefícios que a população merece", resumiu. O vice-prefeito foi acompanhado pelo secretário de Governo, Bosco Rolemberg, e pelo procurador geral do Município, Luiz Carlos Santana, que deram todo o apoio à decisão durante o encontro.

Também participaram da audiência em apoio aos moradores os deputados federais Jackson Barreto e João Fontes, os deputados estaduais Tânia Soares, Adelson Barreto, Mardoqueu Bodano, Gilmar Carvalho e Venâncio Fonseca, os vereadores Jailton Santana, Ivaldo José e Nitinho Vitale, além do superintendente do Ibama em Sergipe, Manoel Rezende, a procuradora federal Karina Marx, e advogados do proprietário do terreno.

Veja mais...