Edvaldo Nogueira entrega obra de reurbanização à comunidade do bairro Olaria

Infraestrutura
26/03/2009 07h45
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira entrega obra de reurbanização à comunidade do bairro Olaria

Dona Aurinda Correia garantiu. "Já estou cuidando deste espaço como se fosse minha casa. Coloco água nas plantas, brigo se vejo alguém jogando lixo no chão ou pisando na grama. A gente tem que tomar conta, né? É uma obra muito bonita que veio para melhorar a nossa vida", disse a dona de casa, referindo-se ao canteiro central da avenida Maria Fonseca de Morais, no bairro Olaria, inaugurado na noite de ontem, quarta-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, dentro do calendário de eventos comemorativos ao aniversário de 154 anos da capital.

O local ganhou piso em concreto (670 m²), meio-fio (196 m), bancos, lixeiras, piso tátil, rampas de acesso e iluminação especial. Além disso, para embelezar a via e garantir um clima agradável, a PMA realizou o plantio de árvores, grama e espécies ornamentais. O investimento foi de quase R$ 100 mil. "É uma obra simples, mas que melhora a vida da comunidade. A avenida ficou bonita, organizada, com muito verde. O aspecto mudou completamente", destacou Edvaldo.

"Gostei demais disso aqui. Antes era tudo quebrado, cheio de lama e lixo. Os pedestres não tinham por onde passar e as pessoas não podiam se sentar para conversar. Era até perigoso de noite. Agora a avenida está linda, bem iluminada, limpa e movimentada", comemorou Dona Aurinda, que há 19 anos mora numa casa localizada na avenida Maria Fonseca de Morais. "Nesse tempo todo, nunca tinha visto uma mudança como esta", completou.

A aprovação foi anânime. O desempregado Wesley dos Santos Correia, também morador da localidade, disse que a transformação foi grandiosa. "Não tem nem como comparar isso que a gente está vendo agora com o que tinha aqui antes. Ficou muito mais bonito, confortável e seguro", afirmou. "Melhorou 100%. Tenho certeza que a população vai aproveitar muito", frisou a esposa de Wesley, Patrícia Dantas.

Benefícios

A obra foi pensada, principalmente, para facilitar o trânsito de pedestres na via, já que antes os transeuntes precisavam dividir espaço com os carros, o que aumentava o risco de acidentes. Outra preocupação foi com a segurança. Ao melhorar a iluminação do local e oferecer à comunidade um espaço de convivência, que serve de ponto de encontro para crianças, jovens, adultos e idosos, o movimento de pessoas e veículos aumentou, trazendo mais tranquilidade para os moradores.

Aspectos ligados à estética também foram observados. Por isso, o projeto contemplou diversos elementos paisagísticos, que deixaram a avenida mais bonita e valorizaram os imóveis da região. "O dinheiro investido aqui pela Prefeitura veio dos impostos que vocês e toda a população aracajuana pagam. Tudo isso pertence a todos desta comunidade. Por isso conservem, não destruam o que é de vocês", pediu o prefeito aos moradores.

Padrão

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o engenheiro Paulo Costa, as obras da Prefeitura de Aracaju seguem um rígido padrão de qualidade. "Há alguns elementos obrigatórios. Sempre colocamos bancos, lixeiras, piso tátil, rampa para deficientes. Tudo isso pensando no bem-estar da população", disse.

Ainda de acordo com ele, a depender da extensão da área a ser reurbanizada, a Prefeitura constrói quadras, parques infantis e aparelhos de ginástica. "Várias praças entregues pela Prefeitura têm tudo isso. Aqui, como é um local estreito, não daria para implantar esses elementos, mas fizemos tudo que o espaço permitiu. Priorizamos passeios um pouco mais largos, por exemplo, para que as pessoas pudessem praticar cooper", explicou Paulo Costa.

Outras obras

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Edvaldo Nogueira lembrou de outras obras recentemente realizadas pelo município na região que mudaram para melhor a vida da comunidade, entre elas a construção de uma praça no Veneza e a abertura da avenida que liga a BR-235 à avenida Santa Gleide.

Ele disse ainda que novas melhorias estão programadas. As principais são a construção de mais uma praça, a reforma da Escola Jornalista Orlando Dantas e o recapeamento de ruas do Veneza e Dom Pedro. Alguns desses serviços devem ser iniciados ainda este ano.

"Estamos vivendo uma crise muito séria, um momento de grande dificuldade. Os recursos da Prefeitura diminuíram muito, mas vamos fazer de tudo para continuar melhorando a vida dos moradores de bairros menos favorecidos. Esse é o nosso compromisso e a nossa prioridade", assegurou.

Presenças

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Silvio Santos; os vereadores Emmanuel Nascimento (presidente da Câmara), Mirian Ribeiro (vice-presidente da Câmara) e Danilo Segundo; os secretários municipais Rosária Rabelo (Assistência Social e Cidadania), Daniel Fortes (Administração), Carlos Magno (Trabalho e Renda) e Waldoilson Leite (Cultura, Turismo e Esporte); o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson Paixão; e lideranças comunitárias.