Convidada para aliar a música nordestina, sobretudo a sergipana, ao processo de integração da sociedade à comunidade acadêmica, a Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA) se apresentou ontem, quarta-feira, durante a Semana de Extensão (SemEx) da Universidade Tiradentes (Unit). O evento reuniu no Campus II, localizado no bairro Farolândia, um grande público formado por alunos, professores e visitantes.
No momento da apresentação, todos ficaram surpresos com o sanfoneiro Robertinho dos Oito Baixos, que fez a alegria das pessoas, com o jeitinho nordestino e muito forró no pé. Os estudantes entenderam o recado e caíram na dança. "Adoro o contato com o público, ver a reação das pessoas", contou o músico. Assim que a Orquestra acabou de se apresentar, as pessoas pediram ‘bis'.
Para o pró-reitor adjunto de Assuntos Comunitários e de Extensão da Unit, Gilton Kennedy, é satisfatório receber a Orquestra mais uma vez na SemEx. "Extensão é cultura popular, é a participação do povo e não tem ninguém melhor para representar a nossa cultura do que a Sanfônica. Sinto-me muito honrado, em ver a Orquestra novamente na Unit", colocou.
Raul Pereira, estudante de Jornalismo, ficou encantado com a Orquestra. "Sempre que vejo a Sanfônica me impressiono. O ritmo é muito contagiante, agradável. Essa apresentação é muito importante para todos nós, até porque é atração da nossa cidade e merece reconhecimento. Estão de parabéns", ressalta.
Valdineide Santana, aluna do curso de Direito, revelou que adora ver as apresentações da Orquestra. "A apresentação deles é um show de cultura. Eles representam de forma peculiar os nossos valores culturais. Além disso, resgatam a música nordestina de uma forma diferente", afirmou.