Projeto 'Amigos do Planeta Terra' inicia as atividades do ano

Serviços Urbanos
26/03/2009 17h52
Início > Notícias > Projeto 'Amigos do Planeta Terra' inicia as atividades do ano

Ter um momento de lazer com muito aprendizado numa das áreas verdes mais importantes da cidade: o Parque Augusto Franco (Sementeira). Assim, as crianças do Abrigo Municipal Caçula Barreto participaram na tarde de ontem, quarta-feira, do projeto 'Amigos do Planeta Terra' da Prefeitura de Aracaju, desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre a importância de preservar a natureza, o projeto somente agora deu início às atividades do ano. "Além da fase de elaborar o roteiro da visita, tivemos que aguardar o início do ano letivo para melhor atender o nosso alvo principal: os estudantes", explica a coordenadora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Emsurb, Karina Oliveira, responsável pelo projeto. 

Para começar, os estudantes devem seguir todo percurso que os levarão até o Horto da Sementeira (local considerado o segundo ponto de partida). "O primeiro contato já vem da portaria do parque, onde orientamos a não permissão de entrada de veículos. Tudo para segurança de todos. E a partir disso, já se percebe a contribuição que eles dão para a melhoria do meio ambiente, com a diminuição da poluição", detalha a coordenadora Lara Guimarães, também responsável pelo projeto.

Um vídeo sobre a importância da reciclagem e o Programa de Coleta Seletiva inicia, de fato, as atividades. Logo após, o trabalho de campo no horto, é o momento das crianças conhecerem todas as plantas que vão para a cidade. "Aqui é bonito e fresco! Achei muito legal saber que as plantas pequenas também possuem casa para morar antes de sair grande para a rua", conta um das crianças do abrigo. 

Também fica incluída no roteiro uma visita à Oficina de Papel. "Tudo que vocês estão vendo é feito de papel (apontando para os arranjos). Aquele jornal ou revista usada que estaria no lixo, sabem? Não devemos jogar, devemos reaproveitar!", explana o conteúdo para as crianças a coordenadora da oficina, Cristina Sales. 

E para concluir o passeio, a visita no herbário e Casa de Bambu para conhecer também o valor das plantas medicinais. Além de aproveitar todo espaço do parque, o projeto explora, principalmente, os serviços da Emsurb. "É o momento para pedir a cooperação das crianças, de chamar para atuar conosco. O ato de não jogar o lixo na rua, não arrancar plantas, não destruir árvores, não riscar o patrimônio, sobre a importância dos mercados, tudo é explicado com bastante clareza", esclarece Lara Guimarães.

Atividade para o ano de 2009 

O projeto, que é direcionado para alunos da 2ª a 5ª séries do ensino fundamental, pode estar inserido dentro da atividade tanto das escolas públicas quanto particulares. As práticas acontecem duas vezes por semana, atendendo até 45 alunos por turno. No período da manhã, a programação vai das 8h30 às 11h e, à tarde, das 14h30 às 17h. O guiamento dos alunos fica por conta das próprias coordenadoras Lara Cristina e Karina Oliveira. Para participar do projeto as escolas devem agendar a visita de suas turmas, entrando em contato com a Emsurb através do telefone 3179-1225.