Prefeito participa de reinauguração de Cras no Santos Dumont

Família e Assistência Social
27/03/2009 14h19
Início > Notícias > Prefeito participa de reinauguração de Cras no Santos Dumont

Inserido nas comemorações do aniversário de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira participou na manhã de hoje, sexta-feira, da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont. A unidade atende cerca de 400 famílias por mês e passou por obras de recuperação da parte física, com ampliação de salas, aplicação, recuperação do piso, e também revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, o que significou um investimento de aproximadamente R$ 200 mil.

Durante a entrega do novo prédio à população, o prefeito Edvaldo enfatizou estar fazendo o máximo para fazer de Aracaju uma cidade cada vez melhor de se viver.  "É importante que todos tenhamos noção do que está acontecendo nesse momento. Devemos dar o melhor de cada um de nós para melhorar as condições de vida da população", conclamou ele, ressaltando estar fazendo não um favor à comunidade, mas sim o seu dever.  "Essa é minha obrigação e estou muito feliz vendo o carinho das minhas amigas aqui", comentou.

O Cras João Oliveira Sobral está localizado em uma área estratégica, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo.  Segundo ela, a unidade é referência na política de assistência do município e atende algumas das famílias mais vulneráveis de Aracaju. "Aqui nós temos o programa de atenção integral à família na mediação de conflitos familiares, trabalhamos a reinserção de crianças em trajetória de rua, jovens em situação de riscos com uma série de atividades que permitam o restabelecem de vínculos familiares e o fortalecimento de vínculos comunitários", explicou.

A usuária dona Helena mostrou-se contente com a entrega da obra na manhã de hoje à população.  Ela integra o grupo de idosos e considera a existência do Cras como sendo fundamental no bairro Santos Dumont.  "Aqui tem festa, ginástica, a gente brinca e se diverte. É muito importante para todo mundo o projeto", falou emocionada.

A coordenadora do Cras João de Oliveira Sobral, Denise Rocha, considera a vulnerabilidade social um grave problema e, justamente como forma de combater essa situação tão comum no país, a PMA tem investido tanto nessa área. A unidade do Santos Dumont atua no quinto Distrito e cobre as imediações dos bairros Santos Dumont, Almirante Tamandaré e Bugio.

No local são desenvolvendo trabalhos relacionados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Projovem Adolescente, Programa de Assistência e Proteção do Idoso (Papi), Inclusão Produtiva e o Programa de Atenção Integral à Família (Paif). A equipe técnica é composta por coordenador, assistente social, psicólogo e orientador social.

Os Centros de Referência da Assistência Social integram a rede de proteção básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), destinada à população que vive em situação de vulnerabilidade ou fragilização de vínculos afetivos. O objetivo é prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A rede prevê o desenvolvimento de programas e projetos de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos.

O que é o Cras

O Cras é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os centros de Aracaju ficam localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de Proteção Social Básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, numa atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

 

Presenças

Além do prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária Rosária Rabelo, marcaram presença na solenidade o vice-prefeito Silvio Santos, o secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, o secretário municipal de Administração, Daniel Fortes, a vereadora Miriam Ribeiro e a coordenadora do Cras, Denise Rocha.