Prefeito prestigia posse do novo presidente do Crea-SE

Agência Aracaju de Notícias
29/03/2009 14h52
Início > Noticias > 37476

Em solenidade bastante concorrida realizada na noite desse sábado, 28, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), o engenheiro civil Jorge Roberto Silveira assumiu a presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou a cerimônia e fez questão de parabenizar e desejar sorte ao novo presidente, que ficará no comando da entidade até 2011.

Eleito no ano passado, Jorge Roberto Silveira substitui o arquiteto José Wellington Costa. Para Edvaldo Nogueira, o presidente empossado e todos aqueles que ele representa têm dois grandes desafios: fazer com que Aracaju continue crescendo com qualidade de vida, e ajudar a capital, o Estado e o país a superar a crise econômica que hoje afeta o mundo inteiro.

"Aracaju completou este mês 154 anos de fundação e sua transformação em capital de Sergipe e centro propulsor do desenvolvimento do Estado se deveu ao gesto visionário de Inácio Barbosa e também ao trabalho de profissionais da área da arquitetura e da engenharia, principalmente. Assim como vocês foram importantes para o crescimento de Aracaju e de Sergipe, agora também podem ser importantes para ajudar o país a atravessar e superar essa crise. É preciso arregaçar as mangas para não deixar o Brasil ser castigado nesse momento tão difícil", destacou o prefeito.

Ainda segundo ele, no âmbito municipal, o desafio é fazer com que Aracaju, mesmo com a crise, não pare de progredir e continue sendo a capital brasileira da qualidade de vida, uma cidade que, nas palavras de Edvaldo Nogueira, "apesar de sua pequenez, tem muito a ensinar a outras cidades e ao país de maneira geral". "O Crea sempre foi uma entidade muito importante para o crescimento de Aracaju e tenho certeza que todos vocês vão continuar colaborando para a construção da cidade dos sonhos de todos os aracajuanos", completou Edvaldo Nogueira

Responsabilidade

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Crea-SE chamou atenção para o papel e a responsabilidade dos profissionais da área. "Cabe a nós garantir a qualidade de vida da população assegurando o saneamento, a infraestrutura e a urbanização ordenada. Dominamos o conhecimento científico e tecnológico, capaz de transformar a utopia de uma vida melhor em uma realidade palpável e de construir o futuro que desejamos para os nossos filhos e netos. Por isso todos nós devemos ter responsabilidade social, ambiental e ética", frisou Jorge Roberto Silveira.

Concordando com o prefeito Edvaldo Nogueira e reforçando a idéia defendida pelo novo presidente do Crea-SE, o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, afirmou que não há como pensar o desenvolvimento sem a participação ativa dos profissionais da área tecnológica. "Precisamos assumir essa responsabilidade, esse desafio que o prefeito nos colocou. Organizados, unidos e com essa visão, podemos contribuir muito para elevar nosso país ao patamar que desejamos", conclamou.  

Plano diretor

Durante a cerimônia, Edvaldo Nogueira falou também sobre o plano diretor de Aracaju, que ainda neste primeiro semestre deve voltar à Câmara Municipal de Vereadores para ser apreciado. Para ele, os engenheiros, arquitetos e demais profissionais da área serão peças fundamentais do processo de discussão e aprimoramento do projeto, tido como instrumento indispensável para o crescimento urbano ordenado.

Crea

O Crea é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público. Sua missão é orientar, valorizar e fiscalizar o exercício ético-legal da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Em Sergipe, o Crea foi criado em 1976, sendo composto inicialmente apenas por nove membros. À época, o mercado local de Sergipe era constituído por cerca de 500 profissionais, dos quais aproximadamente 300 eram engenheiros e arquitetos, 150 agrônomos e 50 geólogos.

Mútua

Na mesma solenidade em que o engenheiro Jorge Roberto Silveira assumiu a presidência do Crea-SE, foi empossada a nova diretora estadual da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea com o objetivo de oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais. O cargo de diretor geral entidade em Sergipe agora é ocupado pelo engenheiro agrônomo Carlos Augusto Pereira da Silva.

Presenças

Participaram da cerimônia o ex-presidente do Crea-Se, José Wellington Costa; a presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Danusa Silva; o coordenador do Colégio de Presidentes de Creas, José Tadeu da Silva; o secretário adjunto de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Vander Costa, que representou o governador Marcelo Déda; o conselheiro federal do Confea, Etelvino Freitas; o diretor administrativo nacional da Mútua, Marco Antônio Amigo, a presidente da Associação dos Servidores do Crea-SE (Ascrea-Se), Maira da Silva Ramos; o deputado estadual Garibaldi Mendonça; e o prefeito de Estância, Ivan Leite