Do Bugio ao Inácio Barbosa, o mecânico Elisson Alves, 19, se desloca diariamente. Vai sempre de bicicleta, pela ciclovia da avenida Tancredo Neves, sem se preocupar com os veículos nas vias. Segundo ele, é o caminho mais rápido de casa para o trabalho. Melhor que isso, assim Elisson não gasta com transporte e ainda se exercita "É bem tranquilo: tem ciclovia no caminho todo", afirma. "Às vezes saio em cima da hora e mesmo assim chego a tempo", comenta.
Tempo e economia também são levados a sério pelo estudante Sérgio Farias, 32. Aracajuano, ele reside na Aruana e estuda na Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Ir de bicicleta sai ‘mais em conta' que de ônibus", afirma. "De ônibus eu pago e ainda gasto uma hora e meia. De bicicleta é de graça e gasto só 50 minutos", observa.
Com 62,6 km de ciclovias, Aracaju a cada dia se torna mais atrativa para os ciclistas. Do ano de 2001 até os dias atuais, a administração municipal investiu cerca de R$ 11 milhões na construção das vias exclusivas. O resultado disso: a cidade já possui proporcionalmente a terceira maior malha do país - atrás apenas do Rio de Janeiro e de Teresina. E as perspectivas são as melhores possíveis. Até o final de 2012, a meta é dobrar a malha cicloviária.
Leia a matéria completa no hotsite especial dos 154 anos de Aracaju