Usuários do Academia da Cidade saúdam melhorias na qualidade de vida

Saúde
06/04/2009 17h48

Com 89 anos de idade, a aposentada Gercília dos Santos e a filha Iolanda dos Santos, 65, afirmam que o Programa Academia da Cidade da Prefeitura de Aracaju mudou o jeito como elas encaram a própria vida. "Hoje eu sou uma pessoa mais leve, mais alegre, mais equilibrada e não tenho doenças. Todos os idosos deveriam participar do Academia da Cidade. Além de ser de graça, podemos fazer exercícios físicos, com acompanhamento e assim cuidar bem da nossa saúde", diz dona Gercília, que completa 90 anos no dia 22 de outubro.

Gercília, a filha dela e outras 400 pessoas que frequentam um dos 15 pólos do programa festejaram juntos no último sábado, 4, os cinco anos de implantação do Academia da Cidade. O evento denominado 'Eu sou do time que se move pela saúde', aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira). A data também foi alusiva ao Dia Internacional da Educação Física e ao Dia Mundial da Saúde, comemorados respectivamente nos dias 6 e 7 de abril. Já o Academia da Cidade faz aniversário no dia 26 de abril de 2004.

O evento foi organizado pelo Programa Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O dia foi aberto solenemente pelo secretário Marcos Ramos. Um palanque foi montado no meio do Parque e ao lado foram montados estandes de programas de saúde da SMS e parceiros como SMTT e Unimed.

Marcos Ramos saudou a presença de todos e lembrou que no ano passado o Ministério da Saúde conferiu à cidade de Aracaju o título de 'capital brasileira da qualidade de vida'. "Uma das iniciativas responsáveis pela conquista desse título foi o Programa Academia da Cidade", disse. O secretário ressaltou ainda que ao contrário de intervenções pontuais, o programa tem o compromisso permanente de acompanhar as condições de saúde, estilo de vida, atividade e aptidão física e a qualidade de vida relacionada à saúde", afirmou.

Animação e exercícios

Das 7 horas ao meio-dia, os educadores físicos do Academia da Cidade promoveram de forma orientada e intercalada atividades como caminhadas, ginásticas terapêutcas Lian Gong e aulas de artes marciais. A equipe trouxe novidades como a dança indiana, samba-de-roda e capoeira. "Essas últimas modalidades a partir de agora farão parte das atividades dos 15 pólos do Programa Academia da Cidade", informou o coordenador do Academia da Cidade, Bráulio César de Alcântara.

Participação

O evento contou ainda com a participação de parceiros e representantes de universidades. Estavam presentes a coordenadora da Vigilância em Saúde de Aracaju, Tânia Santos; a coordenadora do Programa Saúde do Adulto, Carla Magaly; coordenadora do programa Saúde Bucal, Iucema Santana. Dos parceiros, estava a representante da Unimed, Rosemeire Costa Carvalho.

Já das universidades estiveram no parque os representantes do Departamento do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor-doutor Pedro Jorge, e do Departamento do Curso de Educação Física da FASE, professor-mestre Wagner Herculano.

Avaliação

"Foi muito bom! atingimos nossa meta de conscientizamos as pessoas sobre a importância da atividade física", analisou Bráulio César. Para Pedro Jorge, o Academia da Cidade também contribuiu para a produção de conhecimento acadêmico na área de educação física, de forma qualitativa na UFS.

"O Academia da Cidade causou impacto grande e muito orgulho, não apenas para comunidade usuária como também para nós das universidades. No final, todos estão colhendo frutos dessa experiência", disse o professor da Fase, Wagner Herculano.

Pólos

Atualmente, o Academia da Cidade acontece toda semana em 15 bairros diferentes, classificados como Pólos. Cada pólo conta com uma equipe composta por dois professores de educação física e quatro estagiários. Eles promovem uma série de atividades físicas de acordo com as necessidades de cada participante. O programa conta diretamente com o apoio das Unidades de Saúde da Família (USF) dessas comunidades.

Confira os endereços dos 15 Pólos da Academia da Cidade e a programação semanal de atividades

PÓLOS

DIAS

HORÁRIO

ENDEREÇO

Orlando Dantas

Seg/Qua/Sex

5:00 às 8:00 h

Av.Gasoduto (Salão de Festas da Igreja Católica)

Augusto Franco

Ter/Qui/Sab

5:00 às 8:00 h

Av. Canal 5, Praça Jornalista Orlando Dantas

Bugio

Seg/Qua/Sex

5:00 às 8:00 h

Praça Minervino Costa e Silva (Duas ruas paralelas a praça do fim de linha do Bugiu)

Santos Dumont

Ter/Qui/Sab

5:00 às 8:00 h

Praça Ulisses Guimarães

Inácio Barbosa

Seg/Qua/Sex

5:30 às 8:30 h

Praça Aloísio Campos (Bar do Cajueiro)

Castelo Branco

Ter/Qui/Sab

5:30 às 8:30 h

Av. Tancredo Neves, Quadra de Esportes (Em frente a Faculdade Pio X)

Bairro América

Seg/Qua/Sex

5:00 às 8:00 h

Praça Franklin Roosevelt, (Em frente a associção de moradores do bairro)

Bairro Industrial

Ter/Qui/Sab

5:00 às 8:00 h

Calçadão da Orlinha (Quiosque próximo a quadra de esportes)

Visconde de Maracaju

Seg/Qua/Sex

5:00 às 8:00 h

Calçadão da Av. Maracaju (18 do Forte)

Getúlio Vargas

Ter/Qui/Sab

5:00 às 8:00 h

Centro de Criatividade

Sol Nascente

Seg/Qua/Sex

5:00 às 8:00 h

Praça José Atanázio do Nascimento (Quadra ao lado da Igreja Católica)

Santa Maria

Ter/Qui/Sab

5:00 às 8:00 h

Av. A (Área externa da Igreja Católica)

13 de Julho

Todo Dia

6:00 às 9:00 h

Posto Costa Pinto (Calçadão da 13 de Julho)

Médici

Seg/Qua/Sex

16:00 às 19:00 h

Praça da Quadra de Esportes

Lamarão

Ter/Qui/Sab

16:00 às 19:00 h

Praça em frente a Igreja Católica