PMA qualifica 50 cidadãos através de curso de agente de limpeza

Formação para o Trabalho
07/04/2009 11h09

O mercado de trabalho é seletivo e, para ingressar nele, é preciso especialização. O ideal é saber fazer a diferença para conquistar espaço. No caso de profissionais que atuam como agentes de limpeza, por exemplo, as exigências têm sido cada vez maiores. Muitas empresas passaram a exigir cursos específicos e, pensando no grande número de trabalhadores nessa área, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem ofertando treinamentos direcionados para centenas de cidadãos.

Ontem, segunda-feira, mais duas turmas concluíram o curso de agente de limpeza, ministrado nas Unidades de Qualificação Profissional do bairro Porto D'anta e do Jardim Centenário. Foram capacitadas 50 pessoas que passaram a ter novas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. Durante as aulas, elas aprenderam que para trabalhar com limpeza, não basta saber varrer, espanar e lavar. É preciso também dominar técnicas de higienização, saber como se comportar na empresa e como se dirigir às pessoas.

O curso também serviu para elevar a auto-estima dos participantes, o que foi possível graças às aulas de relações interpessoais. As aulas foram ministradas pelo instrutor do Senac, Gustavo Miguel. O professor elogiou os treinandos e afirmou que a freqüência foi de 100% e que o aprendizado ocorreu de ambas as partes.

"Criamos um elo. Os alunos apresentaram idéias e exemplos vivenciados no dia-a-dia", contou, aproveitando para elogiar também as instalações  onde o curso foi realizado. "A Prefeitura está de parabéns por oferecer um espaço físico como este, bem conservado e propício para a realização do curso", acrescentou.

O treinando Hércules Estevan do Rego, 46, relatou que está desempregado, mas que, com a qualificação,  novas perspectivas começam a surgir. "Entramos num novo ano e, apesar da crise financeira, a Prefeitura não deixou de oferecer cursos de capacitação aos cidadãos. Isso é muito bom para todos nós", agradeceu.

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Viana, disse que o curso de agente de limpeza foi realizado para atender aos pedidos da comunidade. "Não importa a profissão que desejam seguir, é preciso atuar com esmero, visando sempre ser o melhor dos melhores", aconselhou.