SMTT realiza campanha educativa para redução de acidentes

Transporte e Trânsito
07/04/2009 12h35

Durante todo o dia de hoje, 7, nos horários das 6 às 8 horas e das 16 às 19 horas, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju estará realizando uma campanha educativa em cinco cruzamentos de grande circulação: avenida Beira Mar com Francisco Porto; rotatória do Caju; avenida Beira Mar com Anizio Azevedo, Hermes Fontes sentido centro (em frente ao Conjunto dos Motoristas); e na rotatória da avenida Hermes Fontes sentido Adélia Franco.

Nesses locais, haverá distribuição de panfletos alertando os motoristas sobre os perigos do consumo de bebida alcoólica e outras drogas, e incentivando o uso do cinto de segurança, inclusive para aqueles que estão no banco traseiro. Estão envolvidas na campanha mais de 90 pessoas, entre agentes de trânsito, equipes do SAMU e integrantes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Marieta Falcão, a campanha é muito importante, principalmente porque está sendo realizada antes de um feriadão. "Ela chama a atenção do motorista para a responsabilidade que ele deve ter ao volante, respeitando a sinalização e observando todos os itens de segurança par evitar acidentes", ressaltou. "Quase 80% das mortes de ocupantes do banco da frente poderiam ser evitadas se os passageiros do banco de trás utilizassem o cinto de segurança", acrescentou a coordenadora.

Na opinião do superintendente da SMTT, Antônio Samarone, foi surpreendente o impacto que a campanha causou logo nas primeiras horas do dia, com a exposição de veículos destroçados que se envolveram em acidentes, alguns deles com vítimas fatais. "Esperamos que o resultado disso seja a redução de acidentes e que eles, acontecendo, sejam menos impactantes e sem mortes. Fizemos tudo isso para mostrar ao motorista que a segurança do trânsito depende de cada um de nos", disse.

Aprovação

Quem passou pelos pontos de simulação e distribuiçao de panfletos aprovou a campanha. "Quando ia para o trabalho observei ao lado carros sinistrados. Reduzi a marcha e procurei saber como foi o acidente e se houve alguma vítima. Logo adiante recebi um folheto e a informação da SMTT de que era uma simulação, era um alerta para o motorista observar a legislação de trânsito para evitar acidentes. Foi uma idéia genial, bem bolada", disse o condutor Josafá Rios, 39.

Maria das Graças Oliveira, 28, disse que no primeiro momento ficou chocada com o estado dos veículos. "Fique nervosa. Depois me entregaram um material com a informação que era uma simulação que alertava para os perigos no trânsito. Foi bacana! É algo diferente", elogiou. A sensação foi a mesma que ocomerciário Antônio Carlos Farias, 35, disse ter vivenciado. " Pensei que tudo aquilo era real. Parabéns para o pessoal da Prefeitura. São campanhas reais como esta que precisam ser feitas para educar muitos que fazem do carro uma arma", destacou.

"Todos que passam por aqui querem saber o que ocorreu. Valeu a pena. É uma campanha ousada", disse Paulo Oliveira, 54. Segudo Samarone, outras campanhas virão. "É muito importante saber que a sociedade está apoiando e colaborando com a SMTT. Essas manifestações de incentivo nos dão força e coragem para continuar realizando nosso trabalho", avaliou o superintendente.