CCTECA desperta interesse de estudantes pela Física

Educação
07/04/2009 18h34

Com um tubo de ar à mão o estudante Lucas Menezes, 18 anos, mantém uma esfera flutuando. Cuidadoso, guia o objeto por obstáculos até concluir o percurso proposto. Assim ele aprende que a dinâmica de distribuição do jato de ar cria duas regiões com pressões diferentes, provocando a sustentação da bola. "Muito interessante aprender assim, brincando", comenta o jovem.

Lucas foi um dos 26 estudantes de uma instituição de ensino particular da capital que tiveram a oportunidade de visitar, na tarde da última segunda-feira, a Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), inaugurada no mês de março pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O Air Ball foi um dos mais de 80 equipamentos de experimentos interativos que os jovens conheceram.

"A Física fica muito mais fascinante quando a gente sai daquela parte de fórmulas e cálculos. A partir do momento que mostramos essas experiências na prática, temos uma ciência ainda mais brilhante, que desperta a curiosidade dos jovens", destaca o professor Antônio José, que leciona a disciplina Física e acompanhou os alunos na visita.

"São alunos de diversas séries que selecionamos em função do interesse que eles têm em aprender a Física com mais detalhes", comenta Antônio, que vê a CCTECA como uma das melhores obras já feitas em todo o Estado de Sergipe. "Isso aqui é uma brilhante idéia que, sem dúvida, vai atrair um grande público, principalmente os jovens", afirma.

Inquietos, olhares atentos, os alunos não escondiam o entusiasmo. Com tamanha variedade de experimentos, conheciam um e logo partiam para o seguinte. "Está sendo uma aula bem bacana, diferente. Tem assunto que a gente estuda, mas não tem idéia que na prática funciona assim", comentou a estudante Camila Muniz, 18 anos, que ainda pôde ir com seus amigos ao Planetário, onde viu imagens do Sistema Solar em alta precisão.

Projeto

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo Federal, promete virar destino certo para alunos de diversas instituições de ensino. "O projeto é extraordinário: propiciar uma casa onde os alunos podem ter contato direto com a ciência, saindo da sala de aula. Com certeza vamos trazer outras turmas de outros colégios", ressalta o professor de Física Adailton Novaes, que também esteve presente à visita. 

"Essa foi a primeira turma de colégio que veio nos visitar. Nosso espaço está disponível para qualquer escola: da rede publica ou privada, estadual ou municipal", coloca o diretor da CCTECA, Augusto César, lembrando que as visitas podem ser agendadas através do número (79) 3217-3370. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o espaço fica aberto de segunda a sexta feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.