Iniciado há três meses no calçadão da 13 de Julho e no Parque Augusto Franco (Sementeira), o ciclopatrulhamento realizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) foi estendido também para o bairro Industrial. A iniciativa de ampliar o serviço se deu quando a Prefeitura de Aracaju recebeu um ofício solicitando a atuação da patrulha ciclística na orla da localidade. De acordo com o diretor da GMA, major Edênisson Paixão, o ciclopatrulhamento na orlinha é importante porque protege os equipamentos públicos e o grande número de pessoas que frequenta o lugar.
"Os profissionais ficam atentos à presença de suspeitos e coíbem a depredação do patrimônio, o consumo de drogas e outras ações criminosas, além de dar informações aos freqüentadores", explica o major. O ciclopatrulhamento na orla do bairro Industrial conta com um efetivo de quatro guardas atuando em rodízio de duplas.
A vantagem do serviço está na maior mobilidade proporcionada pelo uso de bicicletas por parte dos guardiões. De acordo com o guarda Oliveira, era comum o uso de drogas na orlinha, o que incomodava os frequentadores. "Com a utilização das bicicletas, nós podemos chegar mais rapidamente até os suspeitos. Depois que o ‘ciclo' chegou aqui, a ação de infratores diminuiu bastante", afirma.
Para os artesãos do Centro de Artesanato Chica Chaves, localizado na orlinha do bairro Industrial, o trabalho dos ciclopatrulheiros está correspondendo às expectativas. "Eles dão a maior atenção. Estão sempre entrando aqui no centro para saber da gente", observa o artesão Jeová Cardoso. Para enviar sugestões e obter mais informações sobre os serviços da Guarda Municipal, é só mandar um e-mail para guarda.municipal@aracaju.se.gov.br ou ligar para 3179-7073.