Prefeito participa de reunião com ministro do Turismo

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2009 12h23

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na última terça-feira do Encontro Nacional de Competitividade Turística, promovido pelo Ministério do Turismo com o objetivo de debater as diretrizes atuais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e a qualificação dos 65 destinos indutores. O evento, realizado em Brasília e encerrado nesta quarta-feira, teve as presenças de prefeitos e assessores municipais, secretários e gestores públicos.

O encontro pretende acompanhar e, dentre outras demandas, preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014.  Diante dessa perspectiva, o Governo Federal pretende fortalecer as parcerias com os municípios e, assim, mobilizar todo o país. Ao final do primeiro dia, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, se reuniu com Edvaldo Nogueira e com os deputados federais Jackson Barreto e Valadares Filho para discutir o andamento dos projetos para Aracaju.

A capital sergipana, que já foi escolhida como um destino indutor, começa a ser preparada para o turismo com padrão de qualidade internacional e, mesmo que não venha a ser nomeada como sede de algum dos jogos da Copa de 2014, tem grandes chances de ser inserida na programação de lazer das delegações de todo o mundo.

Entre as propostas apresentadas pelo prefeito, três mereceram atenção especial e chamaram a atenção do ministro, que se comprometeu em apoiá-las: o plano de ação para os investimentos na orla da Atalaia; na orlinha do bairro Industrial e na orla Pôr-do-Sol, no Mosqueiro.  A capital sergipana foi escolhida como único destino indutor do Estado e, em 2007, passou por uma avaliação da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No ano passado, a FGV preparou seminários para o trade turístico no sentido de propor melhorias.

Encontro

Durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística, o ministro Barretto informou - para este corrente ano - a destinação do dobro dos recursos a ser utilizado na gestão das 65 cidades do PRT, por serem prioritárias na política de regionalização do turismo brasileiro.  "A adesão dos administradores municipais ao projeto é fundamental para o bom funcionamento do processo de gestão", ressaltou.

A avaliação técnica promovida pelo Ministério do Turismo observou 87 roteiros indicados pelos Estados, para posteriormente serem escolhidos 65. Esses receberão investimento técnico e financeiro e deverão firmar parcerias nos respectivos Estados para promover a regionalização do turismo. Quase R$ 300 milhões foram investidos em infraestrutura, no ano passado, para desenvolver os 65 destinos e dinamizar a economia desses locais.

Em seu discurso, o ministro Luiz Barretto citou o empenho do Governo de Sergipe e do prefeito Edvaldo Nogueira em desenvolver o turismo no Nordeste e as obras de infraestrutura urbana em andamento na capital. "O encontro esclarece como o Governo Federal vem desenvolvendo um trabalho de inteligência para viabilizar essa cadeia de trabalho e construir destinos com alto padrão de qualidade. E para atingir esses resultados tem sido fundamental a ação conjunta e alinhada com entidades parceiras, profissionais, consultores e prefeitos", ressaltou.

Presenças 

Também estão participando do evento o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, e a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra. A Associação dos Dirigentes de Turismo da Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), da qual Aracaju faz parte, é o mais novo membro do Conselho Nacional de Turismo, em reunião ocorrida no dia 06 de abril, em Brasília.  Na quinta-feira, dia 9, às 09 horas, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, a Funcaju participará da Assembléia Extraordinária da Anseditur.