Hábito de jogar lixo em lugares impróprios prejudica a população

Serviços Urbanos
08/04/2009 10h18

Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza trabalhos diários de capinação, pintura de meio fio, varrição, recolhimento de entulho, limpeza de canais, roçagem e gadanhamento. No entanto, os mutirões executados nos diversos bairros da cidade não são capazes de manter a cidade sempre limpa se não houver a colaboração da população.

Práticas como jogar lixo na rua dificultam bastante o trabalho dos agentes de limpeza e contribuem para a proliferação de insetos e ratos. Além disso, favorecem o acúmulo de entulhos que acumulam água e podem ser propícios para a procriação do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue).

Na avenida Edézio Vieira de Melo - mais conhecida como avenida da Explosão -, no bairro Suíssa, apesar de a limpeza ser realizada de forma permanente pela Emsurb, um ponto de acúmulo de lixo se formou no canteiro central da via. No local, restos de podas de árvore, de material de construção, várias sacolas plásticas e restos de coco depositados frequentemente pela própria comunidade causam transtornos aos moradores.

Manoel de Jesus Santana mora em frente à ‘lixeira' e se diz indignado. "O cheiro é muito intenso. Às vezes, quando o sol fica mais forte, não conseguimos suportar o incômodo. A Prefeitura limpa diariamente, mas o povo passa, joga resto de comida e os ratos acabam vindo para nossas casas. Quem joga muita coisa aí também são os carroceiros. Eles depositam resto de obra, folhas de árvores e por aí vai", conta o morador.

Para piorar a situação, o ponto de acúmulo de lixo fica próximo ao Externato São Francisco de Assis, frequentado por 250 crianças com idade mínima de três anos. Para o secretário do Externato, Márcio José Rodrigues dos Santos, o problema é mais grave do que parece. "Em época de chuva, todo esse lixo entope o esgoto e traz sujeira para a escola, além de ratos. Nós já registramos casos de criança com dengue, o que nunca havia acontecido antes de colocarem essas coisas aí", alerta Márcio.

Planejamento

Para manter a cidade sempre bonita, a Prefeitura de Aracaju realiza diariamente mutirões de limpeza em todas as localidades da capital. Os trabalhos seguem um planejamento feito pela Emsurb, que leva em consideração a necessidade de cada bairro. "Antes de iniciar as atividades, uma análise in loco é feita para saber como será a atuação dos agentes", esclarece o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes.

Segundo ele, a participação do cidadão se torna fundamental, pois se forem registradas solicitações feitas pelos moradores, aquela localidade é considerada prioritária. Os serviços de limpeza posem ser requisitados pelo telefone 0800 284 1300.

Também é imprescindível a conscientização da população. "O ato de não jogar o lixo em local impróprio já ajuda bastante, pois o acúmulo de entulho favorece o aparecimento de doenças, principalmente no período chuvoso", lembra a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.