Com a retirada do tapume de proteção, a urbanização da Praça Tenente Domingues Fontes atrai olhares curiosos da população. Ansiosos, estudantes que freqüentam a área e moradores aguardam a inauguração do espaço. Localizada no entorno do antigo farol, no bairro Farolândia, a praça promete ser o mais novo ponto turístico da capital sergipana.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está investindo cerca de R$ 450 mil na obra, considerada uma das mais importantes iniciativas de valorização patrimônio histórico sergipano. Quem passa pelo local percebe a movimentação da equipe de mais de 15 funcionários que trabalha diariamente no espaço. A obra já está em fase de conclusão, com a implantação de equipamentos urbanísticos (mesas, bancos e lixeiras) e elementos do paisagismo, como gramado e plantas.
Com uma área de 8.798 m², a praça terá estacionamento, cascatas e lago artificial, pergolado, passeios, jardins, bancos e mesas de jogos e um ambiente com palco para a realização de pequenos eventos, como apresentações de dança, esquetes teatrais e exibições de grupos folclóricos. O piso em concreto será paginado em mosaico com motivos marinhos (âncoras, cavalos marinhos, ondas), lembrando o elemento central do projeto: o farol. Para facilitar o acesso à pessoa portadora de deficiência, o local também contará com rampas de acessibilidade e piso tátil.
A arquiteta da Emurb, Angélica Rocha, responsável pelo projeto, não esconde a alegria de ver a etapa final da obra. "Fizemos um projeto que valoriza o monumento histórico, dando-lhe o destaque adequado. Desde a paginação do piso até as cascatas artificiais, tudo foi elaborado para criar um ambiente agradável e acolhedor. Como essa área também é bastante freqüentada por jovens, desenvolvemos um projeto com espaços para interação social. Estou bastante satisfeita com a conclusão da obra. A sensação é de que fizemos um bom trabalho", comenta a arquiteta.
Com o intuito de assegurar o realce pretendido, o piso terá dois níveis: um mais elevado, na parte do farol; e outro mais baixo, à frente dele, para melhorar a visualização. Além disso, o monumento terá iluminação cênica especial. Para facilitar o acesso e dar conforto de segurança aos visitantes, haverá uma pista interna ao redor da praça com cerca de 30 vagas de estacionamento.
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Paulo Costa, a obra será o mais novo ponto turístico da cidade. "Se a população está aguardando ansiosamente a inauguração da obra, nós da administração municipal estamos ainda mais empenhados em concluir todas as etapas do projeto. Nossas equipes estão trabalhando em ritmo acelerado para que a obra seja inaugurada nas próximas semanas", garante.
Expectativa
Para o estudante do curso de administração, Felipe Valente Junqueira Ayres, 20, a obra vai transformar a paisagem da região. "Tem pouco tempo que moro aqui em Aracaju, cerca de oito meses, mas posso perceber a importância dessa obra. Ela vem agregar valor à região e ao farol, um patrimônio histórico da cidade. Nós que estudamos na faculdade daqui perto, estamos todos aguardando a inauguração. Sem dúvida, vai ser um espaço bastante freqüentado", acredita o universitário.
O também estudante de administração Igor Azevedo Souza, 18, tem a mesma opinião. "Esta é uma obra muito importante, pois vai valorizar o patrimônio histórico da cidade e proporcionar mais uma opção de lazer para todos os aracajuanos. Eu vinha olhando para as equipes trabalhando e pensando exatamente em como isso aqui ficará melhor depois da inauguração", afirma o estudante da Universidade Federal de Sergipe.
Estrutura metálica
O antigo farol foi totalmente restaurado. Na recuperação da estrutura francesa, construída no século XIX e que tem 35,5 m de altura, foi necessário substituir cerca de 500 m² de metal e 2 mil m² de pintura. O investimento, custeado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), foi de R$ 832.619,44.