Prefeitura de Aracaju reurbaniza orla da Aruana

Infraestrutura
14/04/2009 11h57

A Prefeitura de Aracaju deu início à obra de urbanização da orla de Aruana, na avenida José Sarney, no trecho onde, por determinação da Justiça Federal, foram derrubados bares que ocupavam uma área de proteção ambiental. O projeto foi elaborado com o intuito de resolver um problema antigo identificado em áreas litorâneas no Brasil: a ocupação desordenada e inadequada desses espaços, pertencentes à União. A ordem de serviço foi assinada no último dia 29 de março pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Na etapa atual, estão sendo realizados os serviços de limpeza do terreno e terraplenagem. De acordo com o engenheiro fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Luiz José Dias Gomes da Cunha, serão construídos quiosques em substituição aos bares, para contemplar os comerciantes da área. "Ao todo, serão implantados 17 quiosques, divididos em três módulos. Também serão colocados 34 bancos e 16 postes com luminárias de quatro pétalas", explica.

Além de construir os quiosques, a PMA também está investindo na urbanização de toda a área do entorno dos estabelecimentos. O projeto prevê a construção de um muro de contenção de 565 m³e também a implantação de 3.250 m de passeios em concreto, para facilitar o acesso da população ao local. "Haverá ainda 1.850 m² de grama e 176 vagas para estacionamento. O piso tátil com 365 m² e seis rampas de acesso irão garantir a inclusão de toda a população", acrescenta engenheiro fiscal.

O investimento total é de R$ 2.188.268,90 em recursos próprios do município. De acordo com o contrato, firmado com a empresa Sercol Saneamento e Construções, vencedora da licitação realizada no fim do ano passado, todos os serviços deverão ser concluídos no prazo de 300 dias.