Ao completar oito anos de criação, o Projeto Freguesia alcança cada vez mais pessoas, ampliando a vitrine para cantores e músicos sergipanos. A iniciativa foi criada em 2001 pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o objetivo de promover a cultura local e revitalizar a feira realizada há vários anos na praça Tobias Barreto, no bairro São José. Hoje o Freguesia está mais dinâmico e movimenta o público em quatro pontos da cidade, agradando comerciantes, famílias e turistas.
As atrações são convidadas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) para animar os fins de semana em pontos movimentados da capital com apresentações dos mais diferentes estilos musicas. "É uma oportunidade do aracajuano e do visitante conhecerem melhor a música e os artistas locais, além de ajudar a revitalizar espaços públicos e beneficiar comerciantes, que levam para lá seus produtos e serviços", justifica o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.
Neste mês de abril serão 14 apresentações de forró, blues, mpb, pagode, rock e de música e instrumental. Cada banda ou cantor encanta o público por duas horas, em shows totalmente gratuitos para a comunidade, às sextas, a partir das 12h, na praça Olímpio Campos, e às 18h, no Mirante da 13 de Julho. Aos sábados, às 20h, é a vez do palco do Freguesia seguir para a orla de Atalaia. Já aos domingos, a parir das 20h, é a praça Tobias Barreto que recebe o projeto.
Uma equipe de 10 profissionais da Funcaju e contratados é responsável em convidar os artistas e montar o palco nos locais dos espetáculos. Segundo o coordenador do projeto, Caio Berbert, mais de 100 músicos e cantores estão cadastrados no Freguesia. "A procura é muito grande, pois além de remunerar bem, o evento abre portas para esses artistas e divulga o trabalho deles, Muitas vezes o público procura a organização querendo saber mais sobre eles e até mesmo comprar discos ou contratá-los", relata Berbert.
Parceria
Além de valorizar a cena musical de Aracaju, o Projeto Freguesia foi criado para atrair cada vez mais frequentadores para as feiras de comidas típicas e artesanato da capital, gerando renda para os comerciantes desses tipos de produto. A ação acontece em parceria com a Fundação Municipal de Trabaho e Renda (Fundat), que realiza cursos para esses feirantes e fornece as bancas padronizadas. No início, a Fundat era a única responsável pelo projeto, mas a partir de outubro de 2007 a Funcaju assumiu a programação musical.
Confira a programação de abril do Projeto Freguesia:
>> Praça Olímpio Campos (Centro)
Sexta-feira, 3 de abril, das 12h às 14h
Trio Estrela do Norte (Forró Pé-de-Serra)
Sexta-feira, 17 de abril, das 12h às 14h
Ivan Tavares (Forró)
Sexta-feira, 24 de abril, das 12h às 14h
Oio de Cana (Forró)
>> Mirante da 13 de Julho
Sexta-feira, 3 de abril, das 18h às 20h
Máquina Blues (Blues)
Sexta-feira, 17 de abril, das 18h às 20h
Os Leprechauns (Rock)
Sexta-feira, 24 de abril, das 18h às 20h
Identidade Zero (Rock)
>> Orla de Atalaia
Sábado, 4 de abril, das 20h às 22h
Soyan (MPB)
Sábado, 11 de abril, das 20h às 22h
Adriano Joy (Orla)
Sábado, 18 de abril, das 20h às 22h
Rafael Oliveira (MPB)
Sábado, 25 de abril, das 20h às 22h
Café Pequeno (Instrumental)
>> Praça Tobias Barreto (São José)
Domingo, 5 de abril, das 20h às 22h
Filarmônica Padre Manuel Barreto, de Ribeirópolis (MPB)
Domingo, 12 de abril, das 20h às 22h
Swing 10 (Pagode)
Domingo, 19 de abril, das 20h às 22h
Forrozão Pé Quente (Forró)
Domingo, 26 de abril, das 20h às 22h
Robson Batinga (Forró)