Moradores do Castelo Branco desfrutam benefícios de novas praças

Infraestrutura
15/04/2009 11h06
Início > Notícias > Moradores do Castelo Branco desfrutam benefícios de novas praças

Para estimular o lazer comunitário e a interação social, a Prefeitura de Aracaju inaugurou no dia 3 de março mais duas praças no conjunto Castelo Branco, bairro Ponto Novo. Uma é a praça Dr. Celso de Carvalho e a outra fica localizada entre as ruas Alfredo Lucas e Pedro Soares. As obras custaram R$ 165.929,40 e foram realizadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Cada uma possui mais de 500 m² reservados à integração e ao lazer da comunidade. Aguardadas com ansiedade pelos moradores, as duas praças têm parques infantis, jardins, bancos, mesas, iluminação especial, além de rampas de acesso e piso tátil, para promover a acessibilidade e a inclusão. Agora que podem desfrutar dos novos espaços, os moradores sentem-se mais valorizados.

A dona-de-casa Sandra Andréia não esconde a felicidade ao constatar como a revitalização da praça Celso de Carvalho mudou sua rotina. Agora, ela e os outros moradores tentam aproveitá-la da melhor forma possível. "Eu praticamente moro na praça. É como se ela fosse uma continuação de minha casa. Basta colocar uma cadeirinha na porta que já dá pra ficar de olho nas crianças", diz.

Para Márcia Soares, que mora em frente ao local, reunir a comunidade para que pratiquem atividades inclusivas na praça, estimula a valorização do espaço. "Na Semana Santa, eu e outros moradores fizemos algumas brincadeiras para as crianças aqui na praça. Teve ‘corrida de saco', ‘quebra-pote' e ‘pau de sebo'. É muito divertido porque vem gente do conjunto inteiro. É uma grande festa. Já estamos nos preparando para organizar outras", declara.

Conservação

Na praça que fica entre as ruas Alfredo Lucas e Pedro Soares, o que mais chama atenção é a postura vigilante dos moradores das proximidades. Para se ter uma idéia da relação da comunidade com o local, basta saber que, antes da urbanização da praça feita pela Prefeitura, alguns moradores mais antigos já haviam construído uma pracinha improvisada para promover a integração da vizinhança.

De acordo com Joana Angélica, moradora do conjunto Castelo Branco há mais de 20 anos, o carinho a preocupação com o espaço só aumentaram, já que agora a população dispõe de uma bela praça, totalmente estruturada e repleta de equipamentos. "Muitas crianças aparecem por aqui com skates e querem descer as escorregadeiras em cima deles, fazendo elas de rampa. Aí eu e outros moradores chamamos a atenção delas. Nós temos que dar esse bom exemplo, para nossa praça permanecer bonita e limpa", conclui.