PMA entrega nova Urgência Mental do Hospital São José

Saúde
15/04/2009 18h01
Início > Notícias > PMA entrega nova Urgência Mental do Hospital São José

Após quatro meses em reforma, a nova Urgência Mental do Hospital São José foi entregue pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) nesta quarta-feira, 15. Localizada na avenida João Ribeiro, bairro Santo Antônio, a unidade agora vai oferecer mais conforto e melhor atendimento a pacientes com transtornos mentais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Urgência Mental existe há cinco anos na Rede de Atenção Psicossocial (Reap) de Aracaju. Com a reforma, o setor terá um diferencial, segundo a coordenadora da unidade, Aparecida Ribeiro. "Agora, o paciente que chegar à urgência vai passar por três etapas de atendimento: acolhimento, avaliação e estratificação de risco", explica.

Ainda de acordo com ela, a nova estrutura vai proporcionar maior organização operacional das atividades desenvolvidas pela Urgência. "No acolhimento, uma equipe multidisciplinar vai escutar a família do paciente e fazer um pré-diagnóstico com o registro das queixas do paciente. Em seguida, o paciente passará por uma avaliação, feita por uma equipe composta por enfermeiro, assistente social, psicólogo e psiquiatra. Por último, ele é encaminhado a uma das áreas de atendimento específico, de acordo com o nível de necessidade que ele apresenta", detalhou Aparecida.

A nova Urgência Mental do Hospital São José é dividida por áreas de risco, diferenciadas pelas cores vermelha, amarela e verde. Os pacientes que são encaminhados à área vermelha são aqueles que apresentam estado de transtorno mental grave, com maior grau de agressividade e agitação. A área amarela é reservada a pacientes que deixaram de tomar a medicação e abandonaram o tratamento. Já a área verde é destinada àquelas pessoas que se desvincularam de seus antigos médicos e estão em busca de receitas para continuar com a medicação.

Condições de trabalho

Com a reforma da unidade, os profissionais que atuam no atendimento dos pacientes vão contar com melhores condições de trabalho. Médicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que trabalham no local passam a dispor de materiais de primeira qualidade e salas amplas e confortáveis.

A Urgência Mental do Hospital São José possui três enfermarias para pacientes com necessidade de internamento - uma masculina, uma feminina e uma para adolescentes. Ao todo, são 16 leitos: nove para acomodar os homens, cinco para as mulheres e dois leitos para adolescentes.

As famílias que precisarem recorrer à urgência psiquiátrica devem ligar para o 192, número de atendimento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A equipe realizará a contenção do paciente em crise e o encaminhará a  Urgência Mental mais  próxima.