Prefeitura de Aracaju realiza gratuitamente cirurgia de vasectomia

Saúde
16/04/2009 10h01
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju realiza gratuitamente cirurgia de vasectomia

Pensando em garantir o planejamento familiar e a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza diversos serviços de atendimento e orientação na área de saúde. Há mais de quatro anos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza gratuitamente a cirurgia de esterilização masculina, denominada ‘vasectomia', que ajuda no controle da natalidade.

A vasectomia é uma intervenção contraceptiva que rompe o canal deferente (responsável por levar o esperma ao meio externo) do órgão sexual masculino, impedindo que os espermatozóides cheguem ao óvulo e completem a fecundação. Trata-se de uma cirurgia simples, em que o paciente não precisa ser internado e recebe apenas anestesia local.

Em Aracaju, são realizadas cerca de 20 vasectomias por mês através do serviço municipal, que integra o Programa de Planejamento Familiar da SMS. Só em 2008, mais de 200 homens passaram pela cirurgia de esterilização, feita no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos.

Procedimento

Os homens interessados em fazer a vasectomia podem procurar informações junto aos médicos em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF), onde eles recebem orientações sobre o procedimento e tiram possíveis dúvidas sobre os métodos contraceptivos.

De acordo com as leis que regulamentam as ações de planejamento familiar, para ser submetido à vasectomia, o paciente precisa ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos. Além disso, ele passa por um acompanhamento médico e psicológico, sendo aconselhado a pensar bastante antes de confirmar sua decisão, já que a intervenção, em praticamente todos os casos, é irreversível.

Segundo a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, o processo que antecede a cirurgia é bastante cuidadoso. "Após o preenchimento de todos os documentos necessários, o paciente tem, por lei, 60 dias para confirmar sua decisão. Só então ele assina os protocolos e agenda a cirurgia", explica.

Preconceito

Apesar do número de homens interessados no método, ainda há mitos em torno da cirurgia de vasectomia. "Existe ainda um certo preconceito por parte dos homens, um pouco de machismo, principalmente em relação à questão da impotência sexual, mas é tudo mito. É uma cirurgia muito segura", afirma Cristiani.

A vasectomia, por ser uma pequena intervenção interna no órgão, não afeta em nada o desempenho sexual do homem. Da mesma forma, também não favorece o surgimento de qualquer tipo de câncer, ao contrário do que alguns acreditam. Além disso, para um casal, pode ser a forma mais prática e segura de evitar a gravidez, pois para a mulher a cirurgia de esterilização é muito mais complicada.

Embora a cirurgia esteja se popularizando cada vez mais, é importante lembrar que a vasectomia previne apenas a gravidez. O uso de preservativos é indispensável para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.