Ao longo dos dias de hoje, sexta-feira, e amanhã, sábado, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a oficina pedagógica do PlanejaSUS, para formação de multiplicadores. A capacitação é uma iniciativa da Coordenação de Educação em Saúde (Coeps) e tem como tema ‘Criando Ambiente Favorável ao Planejamento Local em Saúde'. O encontro acontece das 8 às 18 horas no Ceps/Cerest, na Rua Carlos Prestes, 99, bairro Ponto Novo.
De acordo com a técnica do Coeps e uma das organizadoras do evento, Cecília Tavares, a oficina tem como objetivo capacitar os profissionais da Saúde que atuam em Aracaju. "Queremos prepará-los para que possam prestar uma assistência integral à Saúde da população por meio de um melhor planejamento", destacou a técnica.
Segundo Lusitânia Borges, que também integra o núcleo técnico do Coeps, a iniciativa tem como parceiro o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). "A iniciativa surgiu no último curso do PlanejaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde através do ISC/UFBA, em novembro do ano passado. A partir daí percebemos a necessidade de apoiar o fortalecimento das atividades de planejamento dentro dos núcleos que compõem a SMS", esclareceu Lusitânia.
O público alvo da oficina pedagógica do PlanejaSUS é formado por profissionais que atuam na rede de Saúde de Aracaju, em especial gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF), coordenadores de redes e programas da SMS e coordenadores de núcleos da Saúde municipal. A capacitação pretende alcançar um número aproximado de 80 participantes.
Oficinas
As técnicas do ISC/UFBA, Leny Trade e Ana Angélica Rocha, são as facilitadoras das oficinas pedagógicas, responsáveis por coordenar o Projeto de Capacitação do PlanejaSUS. Elas vão direcionar os trabalhos tendo em vista três metas: ampliar a capacidade dos gestores da USF em analisar o sistema de saúde em seus territórios de abrangência; identificar parcerias na comunidade que ajudem a resolver e melhorar a situação da saúde da população; e elaborar um planejamento fundamentado para resolver os problemas identificados a partir da análise da situação.
A SMS de Aracaju foi a única no Brasil a solicitar ao ISC/UFBA um aprofundamento da capacitação que foi promovida pelo MS no ano passado. A decisão por uma continuidade no processo de formação partiu da constatação de que os profissionais da Saúde de Aracaju se sentiram estimulados com a reflexão crítica de sua prática profissional. "A SMS está de parabéns pela iniciativa ousada de propiciar uma iniciativa nessa área, com um foco amplificado para instigação da capacidade de planejamento de seus profissionais", enfatizou a coordenadora Leny Trade.