Prefeitura realiza limpeza de mangues da capital

Serviços Urbanos
17/04/2009 14h51
Início > Noticias > 37634

Classificado como um ecossistema de transição entre os ambientes terrestre e marinho, o manguezal é cenário de grande variedade biológica por conta de sua peculiaridade. Para preservar essa riqueza, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju cuida permanentemente dos mangues da capital, que margeiam boa parte da cidade e podem ser vistos, por exemplo, nos bairros Inácio Barbosa, Industrial, 13 de julho, Jabotiana, Jardins e Coroa do Meio.

Os manguezais são considerados áreas de preservação permanente, sendo de responsabilidade da União. Apesar disso, o município contribui para a manutenção desse ecossistema por acreditar na interferência direta desses espaços na qualidade de vida da população. "A orla do bairro Industrial é um exemplo. A Prefeitura aproveitou toda a vegetação e beleza do mangue para unir a cidade com a natureza, de uma forma equilibrada. Além disso, a Emsurb realiza frequentemente serviços de limpeza para diminuir diretamente o impacto da ação humana no ecossistema", diz a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

O trabalho realizado pela Emsurb é feito de maneira planejada e cíclica. "Os mangues, como estão localizados em perímetro urbano, necessitam frequentemente de limpeza, pois infelizmente ainda existem pessoas que realizam o descarte irregular do lixo", afirma o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, acrescentando que a Prefeitura de Aracaju disponibiliza caixas coletoras para a colocação entulhos e outros materiais e coloca na rua diariamente caminhões coletores de lixo.

"Nada justifica o descarte irregular e se o lixo for jogado no mangue, o problema se agrava. Com a subida da maré, as garrafas, sacos plásticos, papéis, pneus e até sofás podem ser levados para dentro do mangue, deixando o ecossistema comprometido. E, em alguns locais, temos que aguardar a maré baixar para os agentes de limpeza adentrarem o local e recolherem todo o material", conta Roberto. 

A dificuldade maior encontrada pela Emsurb ainda é a conscientização da população sobre a importância de manter manguezais e canais da cidade sempre limpos. Para amenizar a problemática, a Emsurb possui projetos de educação ambiental não-formal. "São resultados que teremos em longo prazo, já que o objetivo a ser atingido deve ser feito através da educação, principalmente das crianças. Atualmente temos o programa da Coleta Seletiva, Amigos do Planeta Terra, a Oficina de Papel, Dia da Árvore, Dia do Meio Ambiente, visitas em escolas municipais e estaduais, palestras em condomínios residenciais que sempre são alusivos a questões de preservação do meio que vivemos", descreve Lucimara.   

Planejamento

Além de observar a maré, a Emsurb também planeja os serviços de acordo com as solicitações dos cidadãos. "Recebemos solicitações e denúncias tanto por e-mail como por telefone. Após o registro, de imediato a equipe vai ao local para inserir o local na programação", conta Roberto. O telefone da Central de Atendimento ao Cidadão é o 0800 284 1300.

A participação do cidadão junto à administração municipal resulta em bons frutos, como ocorreu na semana passada. "Por conta de uma solicitação, agentes de limpeza finalizaram serviços no Parque Ecológico Tramanday, levando bem estar para os moradores da localidade", disse Lucimara.