Em evento realizado em Brasília, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju, Waldoilson Leite, foi eleito membro do Conselho Fiscal do Fórum Nacional dos Secretários de Cultura das Capitais Brasileiras. Realizado nos dias 15 e 16, o Fórum teve a participação do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e de secretários e coordenadores de diversos programas culturais desenvolvidos em todo o país.
A programação incluiu palestras e conferências para discussão de de projetos, a exemplo da reforma da Lei Rouanet. No último dia do evento, foram formadas chapas para eleição da nova diretoria do Fórum Nacional dos Secretários de Cultura, que estará à frente da entidade no biênio 2009/2011. Entre os escolhidos estão: o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, (Aracaju); Carlos Augusto Calil (São Paulo) e Alcione Alvarenga (Vitória). A presidente eleita foi a ex-deputada federal Jandira Feghali e o vice-presidente Mário Oligio.
O evento, realizado há quase duas décadas, tem como objetivo principal integrar gestores de órgãos de cultura das capitais e articular políticas, projetos e ações de interesse comum, visando a promoção e a proteção da diversidade cultural, o intercâmbio de informações sobre gestão e economia da cultura, a troca de dados e experiências acumuladas, além da implementação e consolidação de sistemas nacionais de cultura.
Um dos assuntos em debate durante o Fórum foi o Programa Mais Cultura. Para Waldoilson, a iniciativa, lançada em outubro de 2007, marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto. "A partir desse Programa, o Governo Federal incorporou a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na agenda social e política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social no país", explicou.