PMA divulga potencialidades da capital em evento internacional de turismo

Cultura
23/04/2009 08h26

As potencialidades turísticas de Aracaju estão em destaque na Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2009, que acontece no Centro de Convenções de Fortaleza (CE). O evento, em sua 16ª edição, foi aberto nessa quarta-feira, 22, e segue até o próximo domingo, 26. A programação inclui rodadas de negócios, das quais deve participar o trade turístico de vários Estados e também do exterior.

A divulgação de Aracaju como destino turístico está sendo feita pela Prefeitura de Aracaju no estande do Governo do Estado. "Recebemos o convite do Governo do Estado para dividir o mesmo estande, já que a idéia é divulgar Sergipe como um todo e Aracaju é a porta de entrada do Estado. Estamos levando folderes e planfetos da nossa capital e esperamos fazer bons negócios", informou o vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Sérgio Oliveira, que participa do evento.

BNTM

Desde 1992, a BNTM promove o intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional. Para edição deste ano, os organizadores esperam a participação de 450 operadores internacionais e de 650 fornecedores do mercado nacional. Na BNTM 2008, realizada na Bahia, o volume de negócios chegou a US$ 180 milhões, e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 195 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 19%.

Os participantes têm perfil de compradores potenciais e desembarcam na capital cearense vindos de quase 30 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela. Nesta edição, pela primeira vez, o evento também contará com a presença de buyers do mercado dos Estados Unidos.