Na próxima segunda-feira, 27, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), mantido pela Prefeitura de Aracaju, dá início a mais um curso prático de crítica em cinema. Ministradas pelo cineasta Sérgio Alpendre, colaborador da coluna Cineclick - UOL Cinema, da Folha de São Paulo, as aulas seguem até o dia 1º de maio, sempre das 18h às 22h.
Foram disponibilizadas 30 vagas e não há pré-requisitos para se inscrever. Os interessados devem procurar a secretaria do Núcleo - localizado à rua Lagarto, 2161, bairro São José -, entre 8 e 22 horas. Serão emitidos certificados para todos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total, que é de 20 horas.
As aulas práticas contextualizam a atividade da crítica com a própria história do cinema, além de propor leituras de textos fundamentais, exibições de filmes clássicos seguidas de exercícios práticos de crítica em sala de aula e um debate sobre a própria crise da crítica atual.
Sérgio Alpendre
Sérgio Alpendre é crítico de cinema desde 2000, quando se tornou redator da revista eletrônica Contracampo. Em 2005, fundou a Revista Paisà, da qual foi editor até o fim da revista, em 2008.
Atualmente escreve para o Cineclick - UOL Cinema, da Folha de São Paulo, e para a revista Contracampo. Possui um blog sobre cinema (http://chiphazard.zip.net) e um sobre música (www.melomania.blogspot.com).