Escola municipal reinicia aulas para utilizar o Sistema Aprende Brasil

Educação
24/04/2009 09h36
Início > Noticias > 37674

A chegada do material do Sistema de Ensino Aprende Brasil nas unidades de ensino da rede municipal de Educação Infantil fez com que um grupo de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Hermes Fontes, localizada no bairro 18 do Forte, decidisse retomar as atividades na última quarta-feira, 22, mesmo com a categoria estando em greve. De acordo com a coordenadora geral da unidade escolar, a professora Maria Luiza Lima, o motivo foi o entusiasmo diante dos novos recursos didáticos disponíveis.

"Os professores estão bem empolgados com o início da utilização dos livros oferecidos para as turmas de educação infantil, pois além de serem bem enriquecedores, irão complementar o trabalho que já é desenvolvido em sala", esclareceu a coordenadora geral da Emei, a professora Maria Luiza Lima. Ainda segundo ele, sair do papel mimeografado foi um grande avanço.

Para a professora da Educação Infantil, Marlene Dantas, os docentes só têm a ganhar com a adoção do material, viabilizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação. "A metodologia muda, pois são novas opções de trabalhar o mesmo conteúdo. Iremos dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela escola, só que de uma maneira diferente", disse.

Treinamento

A prova do entusiasmo dos professores com a implantação do material didático do Sistema Aprende Brasil para a educação infantil da rede municipal foi o comparecimento de aproximadamente 70% deles - incluindo os coordenadores pedagógicos das unidades - à primeira capacitação realizada pelo Grupo Positivo, antes do feriado do dia de Tiradentes.

O encontro aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho, nos três turnos. A capacitação teve como objetivo principal repassar aos participantes orientações sobre como utilizar o material em sala de aula.

Nas discussões ocorridas durante o treinamento, a dúvida mais freqüente estava relacionada ao portal na internet, instrumento também oferecido pelo sistema adotado. "O portal é bastante informativo e direcionado a professores e alunos. Além de conferir notícias e projetos, cada profissional pode usar o espaço para divulgar tarefas desenvolvidas em sua escola", disse Maria José. A próxima capacitação acontece no dia 6 de maio.

Vantagens

Desenvolvido para a educação infantil, o sistema apresenta aos profissionais da educação possibilidades de ampliar seu método de ensino, oferecendo opções de tarefas interativas e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de suas atividades.

"Para o professor, essa é mais uma alternativa de trabalho, pois além do planejamento e da organização oferecidos, o sistema sugere também atividades já adotadas, só que inovando-as no modo de execução", comentou a coordenadora da educação infantil, a professora Maria José Barreto.