Vigilância Sanitária leva proposta de combate ao 'chumbinho' ao MP

Saúde
24/04/2009 14h30
Início > Notícias > Vigilância Sanitária leva proposta de combate ao 'chumbinho' ao MP

A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju (SMS), lançará campanha educativa contra o uso do 'chumbinho'. A proposta foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 24, em audiência no Ministério Público de Sergipe (MP/SE). A previsão é de que a campanha tenha início no próximo mês.

"Diante dos riscos causados pelo consumo do 'chumbinho', o Ministério Público Estadual tem pactuado formas de enfrentamento do problema com vários órgãos. A Covisa entra nesse processo com uma campanha educativa. Cartilhas explicativas serão distribuídas em locais estratégicos da cidade. Também teremos o apoio do grupo de teatro da Secretaria Municipal de Saúde", informa a assessora da coordenação da Covisa, Jacklene Araújo.

A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Euza Misso, parabenizou a SMS pela idéia e a parceria no combate ao uso do 'chumbinho'. "Não tenho dúvidas que a campanha trará bons resultados. O material é de boa qualidade e a linguagem é acessível à população", destaca.

Ainda segundo a promotora, quem compra o 'chumbinho' é enganado duas vezes. "Primeiro, porque ele é um produto tóxico, podendo levar inclusive à morte. Segundo, porque ele não é um raticida, não acaba com os ratos em casa", complementa.

Além da Coordenação de Vigilância Sanitária, participaram da audiência pública, representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Associação Comercial de Aracaju (Acese) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).