O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhado do vice, Silvio Santos, participou na manhã desta sexta-feira, 24, da transferência simbólica da capital sergipana para Nossa Senhora do Socorro, cidade que sedia hoje e amanhã o projeto ‘Sergipe de Todos', do Governo do Estado.
As atividades foram abertas com o Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras de Socorro, feito pelo prefeito Fábio Henrique, do Brasil, pelo governador Marcelo Déda, e de Sergipe, pelo presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Ulices Andrade. Depois, o governador, ao lado do prefeito de Socorro, realizou audiências com prefeitos das cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristovão, Riachuelo, Maruim, Santo Amaro e Capela.
Edvaldo ressaltou a importância do município que faz parte da Grande Aracaju. "Estou feliz com o fato de Nossa Senhora do Socorro ser a capital do Estado por um dia, pois é uma cidade que cresceu bastante e tem grande relevância para Sergipe", disse, acrescentando que a cidade tem se desenvolvido a cada dia.
"O prefeito Fábio Henrique está demonstrando que irá vencer os desafios que uma cidade desse tamanho impõe. Pela proximidade, Socorro é uma cidade-irmã de Aracaju, por isso, quanto mais Socorro se desenvolver, melhor será para nossa capital", observou. Ainda segundo ele, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão precisam estar unidas para resolver alguns problemas, como o do aterro sanitário, transporte coletivo, saúde e segurança.
Sobre a mudança simbólica da capital, o prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que a medida do governador Marcelo Déda demonstra a atenção da administração estadual como o município, comprovada pela assinatura de ordens de serviços para a recuperação da principal via de acesso do conjunto Parque dos Faróis e Jardim, que aconteceu na manhã de hoje.
O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, ressaltou a satisfação da administração municipal em sediar o governo. Em relação ao programa Sergipe de Todos, ele informou que a Prefeitura está contribuindo com a realização de diversos serviços, deslocando moradores de localidades mais distantes para o Parque dos Faróis, onde acontecem as atividades.
Por fim, ele destacou intervenções do governo estadual no município, como a obra de recapeamento asfáltico do complexo Taiçoca, a construção da Clínica de Saúde da Família e a reconstrução do Hospital Regional de Socorro.
Para o prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos, o ato do governador Marcelo Déda de elevar simbolicamente Socorro à categoria de capital do Estado é democrático. "Ele está conhecendo um pouco melhor o município e, ao atender outros prefeitos, está dando a oportunidade de cada um expor suas necessidades", observou.
Sergipe de Todos
Nossa Senhora do socorro é 8º município a receber a caravana do projeto Sergipe de Todos, evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com órgãos estaduais, federais, municipais e a iniciativa privada. As atividades acontecem na praça da feira do conjunto Parque dos Faróis.
Entre os serviços oferecidos à população estão a emissão de carteiras de trabalho, CPF, identidade, acesso à biblioteca infantil e campanhas educativas. Além disso, os moradores podem dar entrada em processos para emissão da primeira habilitação, solicitar a inclusão no cadastro de pessoas que usufruem da tarifa social de água, abrir contas bancárias, solicitar cartão de crédito, obter informações sobre a exploração sexual infantil, participar de palestras e oficinas, além de conhecer o funcionamento das secretarias e órgãos que compõem a administração estadual.