Posto de credenciamento da SMTT no Riomar atende até 5 de maio

Transporte e Trânsito
04/05/2009 09h11

Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que ainda não solicitaram a credencial que garante o direito de ocupar vagas reservadas nos estacionamentos públicos e privados da capital devem se dirigir ao posto de cadastramento montado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) no shopping Riomar. A estrutura fica em frente à loja Leader, próximo à entrada B. Nesse local, o atendimento vai até a próxima terça-feira, 5, das 10 às 22 horas.

Quem tem mais de 60 anos deve apresentar CPF e identidade originais. Caso não possa comparecer posto de atendimento, é necessário que seu representante esteja munido de procuração, além dos documentos exigidos. Já quem tem algum tipo de deficiência de locomoção deve apresentar ainda laudo médico, juntamente com CPF e identidade originais.

As credenciais são gratuitas e ficam prontas em dois dias úteis, podendo ser retiradas no próprio local, nos horários de funcionamento do shopping. "É importante que o idoso compareça ao shopping porque ele precisa assinar o cadastro autorizando a confecção da credencial. Já o deficiente deve entender que a deficiência não pode ser provisória, como uma operação no joelho, porque entende-se que essa pessoa irá melhorar", explica a coordenadora do projeto, Edla Dias.

Opções

Desde 3 de março, a SMTT está realizando o credenciamento de idosos e pessoas com deficiência. A medida atende às resoluções n° 303 e 304 de 18 de dezembro de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os antigos adesivos estão sendo substituídos pelas credenciais, mais difíceis de fraudar e com validade em todo o país, que devem ser colocadas no painel do veículo com a frente voltada para cima.

Durante todo o mês de março, o cadastramento pôde ser feito no shopping Jardins e entre abril e o início de maio a SMTT também disponibilizou um posto no Riomar, locais estratégicos por serem de fácil acesso. Até o momento, 4.452 idosos e 401 deficientes já providenciaram suas credenciais.

A partir de 6 de abril, o idoso ou deficiente que não se credenciaram só poderão fazê-lo no CEAC do shopping Riomar e na própria SMTT. "Além desses locais, estamos viabilizando a colocação de stands em alguns supermercados, como forma de atender o público que não tem o hábito de frequentar shoppings. Queremos que todos tenham sua credencial e façam valer a lei que foi feita para eles", informa Edla.

Penalização

A fiscalização  da SMTT já está atuando, a fim de evitar que os condutores infrijam a lei. O veículo que estiver estacionado nas vagas especiais sem a credencial será autuado. "A infração é considerada média. Além de pagar R$ 87, o condutor terá 4 pontos na carteira de habilitação e ainda poderá ter seu veículo guichado para o pátio da SMTT", afirma a agente de trânsito da SMTT, Valiane Brito.


Confira os postos de credenciamento e horários de atendimento:

- Shopping Riomar (próximo à Leader) - de segunda a sexta-feira, das 10 às 22h
- Ceac do shopping Riomar - de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30
- Sede da SMTT (Rua G, 200, DIA) - de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h