Durante a manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito de Aracaju e 1º vice-presidente para a região Nordeste da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, convidou o prefeito de Estância, Ivan Leite, para ser um dos três integrantes regionais da entidade, organizada por gestores municipais de todo o país com a missão resgatar a autonomia e defender os interesses dos municípios O encontro aconteceu no gabinete do Centro Administrativo Aloísio Campos.
"O objetivo inicial foi discutir a Frente Nacional dos Prefeitos, mas obviamente que quando um prefeito visita outro surgem interesses específicos de cada município que acabam sendo coincidentes. Tive a satisfação de acompanhar Edvaldo Nogueira nas várias secretarias onde funciona o centro administrativo; ele está de parabéns pela organização", informou Leite, após ter aceitado o convite.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o encontro desta manhã vem para selar o relacionamento institucional de dois administradores comprometidos com o desenvolvimento sustentável dos seus respectivos municípios. "Essa visita simboliza a nossa união na luta para vencer as dificuldades enfrentadas pelos municípios sergipanos diante da crise financeira mundial", observou.
INSS
Segundo Ivan Leite, um dos temas mais relevantes para a FNP é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que já reteve este ano R$ 594 milhões do Fundo de Participação de Municípios (FPM) em função de dívidas acumuladas. Aliada a esta situação, ainda existe o fato concreto da queda na receita de todos os municípios brasileiros, que tem pautado diversas discussões.
Após a reunião, Edvaldo Nogueira acompanhou o prefeito de Estância pelas secretarias instaladas no Centro Administrativo Aloísio Campos. A visita teve a intenção de mostrar as instalações e o funcionamento dos serviços que a Prefeitura de Aracaju oferece diariamente aos cidadãos. Além de Ivan Leite, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, também irá integrar regionalmente a frente.