Saúde Municipal lembra vítimas de acidentes de trabalho

Saúde
28/04/2009 17h23
Início > Notícias > Saúde Municipal lembra vítimas de acidentes de trabalho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembrou na tarde desta terça-feira, 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). "Este não é um dia de comemoração, mas de reflexão sobre o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores", disse a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Passos, na solenidade de abertura. Além de gestores da SMS, também participaram da solenidade representantes de sindicatos e movimentos de trabalhadores.

Durante o evento, a secretária adjunta falou sobre as ações da Saúde Municipal na área e descreveu o momento atual. "Estamos construindo juntos um mundo cada vez melhor no que se refere às políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador. Vivemos um bom momento, em que o diálogo com as classes nos permite avançar a largos passos", analisou.

A programação da tarde contou com dinâmica de boas vindas apresentada pelo grupo de teatro 'A Arte de Prevenir', da SMS. Três mesas-redondas promoveram a discussão de temas como a política regional de saúde do trabalhador, violência, assédio moral, a história das leis trabalhistas no Brasil e acidentes de trabalho. Ao final, houve debate.

Estatísticas mostram que a cada três minutos, em todo o mundo, oito trabalhadores morrem vítimas de acidente ou doença de trabalho. A maioria dos óbitos é provocada por queda. O setor da construção civil é um dos que mais registram esse tipo de morte.

Atenta a esses dados, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem criado formas de combater esses agravos. A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), por exemplo, faz um intensivo trabalho de combate a acidentes e doenças por meio de capacitações, ações administrativas e de campo.

Para a coordenadora da Reast, Jane Curbani, a melhor forma de tratar o assunto não é procurar culpados, sejam eles os trabalhadores ou empregadores. "Nossa proposta é conscientizar ambas as partes no que diz respeito ao que elas podem fazer para evitar as tragédias. No dia de hoje, reiteramos que a prevenção é a melhor estratégia", disse.

Aniversário

Hoje também é comemorado o aniversário do Cerest. "Há quatro anos esse serviço foi criada. A presente data representa o compromisso do SUS municipal com os nossos trabalhadores", finalizou Curbani.