PMA promove capacitação para novos cadastradores dos programas sociais

Assistência Social e Cidadania
29/04/2009 16h00

Facilitar a identificação da população de baixa renda e avaliar a eficácia das políticas de redução da pobreza. Esse foi o tema de abertura da capacitação dos cadastradores do Cadastro Único dos programas sociais (CadÚnico) da Prefeitura de Aracaju. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com o objetivo fornecer elementos teórico-operativos sobre o CadÚnico e o Programa Bolsa Bolsa Família (PBF).

A capacitação teve início na última segunda-feira, na sede da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Estado de Sergipe (Fapese), e prosseguirá até esta quarta-feira, dia 29. Participam do encontro cerca de 150 pessoas, entre estudantes, profissionais de nível superior, assistentes administrativos e coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), além de funcionários da Semasc.

A secretária da Assistência Social em exercício, Edvaneide Paes Lima, abriu os trabalhos nesta manhã. "é uma satisfação estar aqui para mais uma nova missão de trabalho que será executada depois dessa capacitação e, provalvemente, sairão daqui os novos cadastradores. O objetivo desse treinamento é selecionar 30 pessoas para fazer a atualização cadastral com as 25 mil famílias já existentes. Os trabalhos irá acontecer nos Cras de cada distrito", explicou.

Ao encerrar sua fala, Edvaneide Lima desejou sucesso aos novos cadastradores que serão selecionados logo após a capacitação. " Bom trabalho, boa capacitação e que vocês realmente mergulhem nas informações para que todos possam fazer um serviço de qualidade para estas famílias", ressaltou

Segundo a gerente de Benefícios da Semasc, Rosângela Theobalde, o município de Aracaju possui 45 mil famílias cadastradas, sendo que, apenas 25 mil, recebem benefícios do Programa Bolsa Família. "O Cadastro Único é um instrumento administrativo, onde são coletados todas as informações da família e, através dessas informações, o Governo Federal avalia as condições para se conceder ou não o benefício", esclareceu.

O Cadastro Único é um instrumento do qual o Governo Federal se apropria para avaliar a situação de vulnerabilidade das famílias atendidas. Para dar suporte a esse trabalho, a Prefeitura de Aracaju está capacitando e selecionando cadastradores por meio de   avaliação teórica e prática. Dos 51 inscritos, serão selecionadas 30 pessoas para fazer o recadastramento que acontecerá no mês de maio nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

"Estou muito ansiosa e com esperança para trabalhar com essas famílias e conhecer de perto os problemas que afligem a todos. É uma oportunidade única e espero ser selecionada, mas acho que tudo que iremos aprender nessa capacitação será válido, ou quem sabe, servirá para projetos futuro. Adorei a apresentação e a metodologia exposta e fiquei conhecendo melhor sobre o Cadastro Único e de que forma essas famílias irão ser cadastradas", afirmou uma das candidatas à vaga, Ana Rita Rocha da Silva, 26 anos.

Confira os documentos necessários para fazer o recadastramento do CadÚnico:

Título de Eleitor
Carteira de Trabalho
RG (documento de identidade)
Certidão de Nascimento
Comprovante de residência atualizado
Carteira de vacinação dos filhos - menores de 7 anos
Declaração da escola (até 18 anos)