Prefeitura organiza Semana de Luta Antimanicomial

Saúde
04/05/2009 10h33

Promoção e manutenção da integridade humana sob todos os aspectos. Com essa proposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju mantém um trabalho contínuo de luta antimanicomial e promove anualmente ações, projetos e eventos para ajudar a melhorar a qualidade de vida e ampliar a cidadania das pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Essa luta ganhou um importante reforço com as comemorações programadas pelo município para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio), que irão se estender ao longo da semana nos shoppings da capital, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros espaços, como os auditórios do Banese e do Instituto Luciano Barreto Júnior. Estão previstas exposições, palestras, esquetes teatrais, apresentações culturais, exibições de filmes e maratona de cinema.

De acordo com a coordenadora Municipal da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), Camille Arruda, as políticas públicas desenvolvidas nessa área colocam Aracaju em uma posição de destaque em relação ao restante do país. A capital sergipana tem a terceira melhor rede de saúde da família do Brasil e, além disso, conta com seis unidades de Caps com ampla cobertura populacional.

Foi justamente a busca pela excelência desse serviço cidadão e inclusivo que permitiu o fim de manicômios em Sergipe, situação prevista na Lei Federal 10.216/2001. Para tanto, cidades e Estados tiveram que buscar recursos e suporte técnico para montar uma assistência adequada, assim como aconteceu em Aracaju. Mas ainda existem muitas regiões do país que mantém espaços como manicômios, condenados por especialistas em saúde mental no mundo todo.

"Reservar uma semana para celebrar a luta antimanicomial brasileira é comemorar essa política pública que Aracaju conseguiu efetivar a partir do compromisso da Prefeitura Municipal com a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial", enfatiza a coordenadora do Reap, Camille Arruda, referindo-se à Semana de Luta Antimanicomial, que será celebrada em todo o Brasil de 18 a 24 de maio.

No tratamento e acompanhamento dos indivíduos com transtornos mentais, o município mantém seis Caps; quatro residências terapêuticas (casas onde ex-moradores de manicômios sem vínculos familiares residem); uma urgência mental para pessoas em crise; além de referência ambulatorial, atendimento na Rede de Atenção Básica e convênio com duas clínicas indicadas para casos em que os pacientes apresentem estado de risco.

Drogas

Com o tema ‘Uso e abuso de álcool e outras drogas', a semana de Luta Antimanicomial este ano visa alertar à população sobre os males psíquicos causados pelo uso indiscriminado de drogas. "A gente chama para refletir a sociedade civil, a Justiça, a educação e as universidades. É um momento em que vamos produzir tanto para dentro dos nossos serviços, quanto para a sociedade em geral", destaca Camille Arruda.

Segundo a coordenadora do Reap, quando o álcool e as drogas ilícitas passam a ser necessários para a sobrevivência das pessoas, o quadro é considerado de patologia. "Isso já revela uma interferência total na saúde mental", explica, acrescentando que o abuso de entorpecentes causa sérias mudanças biológicas e físicas nos usuários.

Confira programação preliminar da Semana de Luta Antimanicomial em Aracaju:

Tema : Álcool e Outras Drogas
Período : 18 a 24 de maio

18 de maio

Evento: Abertura da semana da Luta Antimanicomial
Local : Shopping Riomar
Hora: 17h
Solenidade de abertura
Lançamento da exposição Fotográfica
Apresentação cultural - Esquete
Período da exposição:  18 a 24 de Maio

21 de Maio
Evento: Cinema com debate
Local : Instituto Luciano Barreto Júnior
Hora: 9h filme
11h debate
12h almoço

19 e 21 de Maio

Evento: Maratona de cinema nos serviços
Local  Caps e referências ambulatoriais de saúde mental
Hora: 14h filme com pipoca e refrigerante

22 de Maio
Evento: Lançamento do desenho da política de AD do município de Aracaju
Palestra : O que é que a gente faz?
"O perfil e os caminhos do usuário de AD"
Palestrante: Décio Castro Alves e representante da Reap Aracaju
Local : Auditório do Banese
Hora: 8h Solenidade de abertura
Lançamento da Política pela coordenação da Reap
Apresentação cultural - Batuque Caps I
Coquetel de encerramento