Prefeitura apresenta à população serviços e programas oferecidos pelos Cras

Assistência Social e Cidadania
29/04/2009 17h44

Compartilhar cada vez mais os serviços, projetos e programas sociais que fazem parte das ações da redesocioassistencial da capital. Este foi o tema das reuniões que a Prefeitura de Aracaju vem realizando nos bairros da cidade com as comunidades. A mais recente que aconteceu na tarde de ontem, terça-feira, 28, na sede do centro de Referência da Assistência Social (Cras) Antônio Valença, localizado no Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. O objetivo desses encontros é apresentar todos os serviços, programas e projetos desenvolvidos naquela unidade.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), e contou com a participação de representantes da associação de moradores e Universidade Tiradentes (Unit), que puderam conhecer de perto os trabalhos oferecidos a comunidade local. "O nosso interesse é divulgar como é desenvolvido o Programa de Atenção á Família [Paif]. Essas reuniões vêm acontecendo mensalmente em cada comunidade para ampliar os nossos serviços e trazer subsídios para trabalhar de forma integral as famílias usuárias dos nossos projetos e programas sociais", destacou a coordenadora da Rede de Proteção Social Básica, Yolanda Oliveira.

Yolanda lembrou que todos os programas e serviços da Semasc atuam na prevenção de situações de risco, por intermédio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. "Esse nível de proteção é destinado para a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação, ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social", explicou a coordenadora.

Já a coordenadora do Cras Antônio Valença, Vilna Andrade, explicou que a divulgação das atividades do Centro através dessas reuniões ajudará atrair a comunidade local, como também, mostrará melhor como funcionam os outros serviços ofertados neste distrito. Além de enriquecer o nosso conhecimento, a troca de experiência só irá nos beneficiar e fazer um trabalho integral com todas as famílias inseridas nos programas sociais da Prefeitura de Aracaju. Com isso, a rede sócioassistencial só tende a crescer e dar um atendimento de qualidade aos nossos beneficiários", destacou.

Para a assistente social Cláudia Rezende Moura, da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes, as reuniões promovidas pela Semasc são muito importantes, pois 'abraçam' um público muito importante, através das escolas, postos de saúde, associações, lideranças, igrejas, chegando à família inteira. "A Universidade Tiradentes já vem sendo parceira aqui do Cras há um bom tempo, sempre buscamos conhecer os serviços que são ofertados a essas famílias, no intuito de compartilhar com os nossos graduandos, como fonte de pesquisa para dar a nossa contribuição e fortalecer cada vez mais essa rede", comentou.

Ações desenvolvidas pelo Cras Antônio Valença

Acolhimento as famílias
Entrevistas
Encaminhamentos
Inserção em Programas Sociais
Visitas domiciliares e Institucionais
Atendimento/ Acompanhamento Psicossocial ás famílias, idosos, crianças e adolescenetes
Reuniões mensais com as famílias do Programa de Erradicação do trabalho Infantil (Peti) e o Programa Bolsa Família

Programas e Projetos

Programa de Atenção Integral á Família (Paif)
Programa Bolsa Família (Pbf)
Programa de Inclusão produtiva
Serviços e benefícios emergenciais

Áreas de abrangência do Cras

Farolândia, Robalo, Mosqueiro, Areia Branca e Aeroporto