Voluntários e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado são capacitados

Educação
30/04/2009 17h14

Cerca de 80 alfabetizadores voluntários e coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado foram capacitados, dentro da proposta da Semana de Ação Mundial 2009, que tem como tema central 'Ler e escrever o mundo'. O treinamento aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh).

Coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Semana é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece para exigir que governos de todo o mundo cumpram acordos internacionais na área, entre eles o Programa Educação para Todos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação tem como objetivo efetivar os direitos educacionais garantidos por lei através da ampla mobilização social, para que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a uma educação pública de qualidade.

As informações do encontro foram passadas pela coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Izabel Cristina Santos. De acordo com ela, a proposta foi capacitar e mobilizar esses agentes alfabetizadores para que juntos ajudem a garantir uma educação pública de qualidade para todos os cidadãos que participam do processo educacional.

Entre outras atividades que serão executadas durante o mês de maio estão visitas às bibliotecas públicas Epiphânio Dórea e Clodomir Silva, além da exibição de um curta-metragem sobre cidadania e gênero no Cemarh. "Essa capacitação é um momento significativo, pois estamos discutindo fatores relevantes para a sociedade, como as ações desenvolvidas no âmbito da alfabetização e da leitura", ressaltou Izabel Cristina.

Campanha

Lançada em 1999, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma articulação de mais de 200 movimentos e organizações da sociedade civil. Um dos resultados já alcançados pela iniciativa foi a aprovação de um maior repasse de verbas à Educação Básica, que compreende os estudantes com idade entre zero e 17 anos, com especial atenção ao acesso às creches públicas para milhões de crianças brasileiras.