PMA intensifica serviços de manutenção na rede de drenagem

Infraestrutura
30/04/2009 15h32

Apesar das chuvas que caíram na capital nos últimos dois dias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem realizando serviços permanentes de manutenção na rede de drenagem. Diariamente são atendidas solicitações de moradores e executadas obras de desobstrução de boca-de-lobo, substituição de tubos e reposição de grelhas e tampas nas caixas coletoras.

Entre os locais atendidos na manhã desta quinta-feira, 30, a Emurb esteve trabalhando na rua Rio Grande do Sul, no bairro Siqueira Campos. Na via, parte do asfalto havia desmoronado devido à erosão provocada pelas chuvas que caíram na madrugada. Um dos tubos da rede apresentou ranhuras, facilitando o escoamento das águas para o subsolo.

A equipe que trabalha no local retirou a camada asfáltica e parte do material de base que recobre o tubo danificado. O envelopamento, técnica adotada nesse tipo de situação, visa conter a perda do solo arenoso que compõe a engenharia da via. Em seguida uma equipe de tapa-buraco será deslocada para realizar o preenchimento do canteiro da obra. A previsão é de que, até o final do dia, o serviço seja concluído.

A aposentada Maria José dos Santos, 56, afirma que a presença do poder público no local sempre traz benefícios para a comunidade. "É sempre bom ver a prefeitura trabalhando para o bem da população. Os afundamentos no asfalto podem ser bastante perigosos, principalmente para as pessoas idosas como eu, que correm o risco de tropeçar e cair", confessa a aposenta, que reside no local há mais de 50 anos.

O estudante Maxwell Gleico Silva de Oliveira, 18, também reconhece o trabalho executado pela administração municipal e avalia que a obra é a garantia de que os impostos estão sendo aplicados corretamente. "Aqui a gente vê os nossos impostos sendo revertidos em obras para a comunidade e isso é muito importante. Toda a ação da prefeitura que visa melhorar as condições de vida da população é bem vinda", comenta.

Já o estudante Gustavo Melo Costa, 17, que diariamente trafega pela via em direção ao colégio, afirma que a ação pode reduzir os focos de alagamento que ocorrem no local. "Eu moro na próxima esquina e tenho que passar por aqui todos os dias. Quando chove a situação fica bastante complicada por causa dos alagamentos. Por isso eu acredito que essa obra ajude o escoamento das águas. O problema é o que muitas pessoas jogam lixo nas ruas e isso não é correto. Com a prefeitura trabalhando, nossa situação com certeza vai melhorar", reconhece.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a prioridade é intensificar os serviços de manutenção executados na rede de drenagem da capital nos períodos de chuvas. "Como são ações pontuais, já que o nosso sistema é bastante resistente, atuamos prioritariamente naqueles locais que são diagnosticados como emergenciais. Quando um tubo se rompe, além de provocar a obstrução da rede, a estabilidade do asfalto também é comprometida. Em alguns casos, se não houver uma intervenção imediata, pode ocorrer a formação de buracos profundos pela erosão do terreno", explica.

Outras intervenções

Ainda na manhã desta quinta-feira, Emurb esteve realizando a reposição de grelhas no sistema de drenagem dos calçadões do Centro comercial. Outros bairros também foram beneficiados como o Santos Dumont (Conjunto Almirante Tamandaré), São José, José Conrado de Araújo e Bugio. Além desses serviços, estão sendo executados todos os dias as ações do programa de prevenção de alagamento, que possibilitam cerca de dez intervenções diárias no sistema de drenagem pluvial.