Município apresenta proposta para compensar horas paradas durante greve dos médicos

Governo
30/04/2009 19h13

Em reunião com a direção do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) apresentou uma proposta para repor as horas paradas durante a greve da categoria, que durou de 3 de março a 9 de abril. Na próxima segunda-feira, dia 4, os médicos decidirão em assembléia se entram num acordo com o município para compensar o atendimento que deixou de ser prestado à população.

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela que, durante o período de paralisação, deixaram de ser trabalhadas em torno de 28.431 horas, assim como deixaram de ser realizadas 55.246 consultas e 1.418 visitas domiciliares. Esse universo é relativo aos atendimentos não realizados pelos 140 médicos da Rede de Atenção Básica (Reab) e 71 médicos da Rede Especializada.

Para regularizar essa enorme demanda reprimida de consultas e exames na rede municipal, a Prefeitura de Aracaju propõe que os médicos realizem durante três meses duas consultas diárias adicionais; uma visita domiciliar semanal adicional; e compensem também as horas trabalhadas durante as campanhas de saúde pública.

O controle da agenda extra de atendimento caberá à Unidade de Saúde da Família (USF) de cada bairro, que deverá registrar no livro de ocorrências os atendimentos realizados. Os descontos relativos ao movimento grevista, nas folhas de março e abril, serão repostos no prazo de até três dias úteis após a assinatura de acordo com os termos propostos. Também não serão efetuados os possíveis descontos na folha de maio.

Caso não haja por parte de algum médico o cumprimento da agenda de atendimentos a ser acordada com o Sindimed, será efetuado no mês subseqüente desconto na folha salarial a título de falta não justificada. "O município tomou a iniciativa no sentido de buscar um acordo com a categoria para compensar os dias parados e minimizar os transtornos causados à população. Esperamos agora o posicionamento da assembléia de segunda-feira", afirmou o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos.