PMA realiza aula prática para alunos do curso de garçom

Assistência Social e Cidadania
04/05/2009 09h37

Garantir qualificação, noções de empreendedorismo e bom atendimento para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Porto D'Anta. Esse é o objetivo do curso de garçom oferecido pelo Programa de Inclusão Produtiva, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Aracaju. Na tarde da última quinta-feira, 30, os alunos participaram de uma aula prática no Restaurante Casa Blanca, localizado no bairro São José.

Segundo o instrutor do curso de garçom, Alberto Correia de Oliveira, que há oito anos trabalha como maître e técnico nutricional, a capacitação amplia as chances de conseguir o primeiro emprego. "Esse curso é importante sobretudo para os nossos jovens, que estão em busca do primeiro emprego. É uma oportunidade única, porque além de ampliar o conhecimento, eles estarão preparados para o desafio de ingressar no mercado de trabalho. Além de profissionalizar, o curso trabalha a autoestima, a ética, as relações interpessoais e mostra um mundo em que o menina e a menina podem encontrar um caminho seguro e se sentir valorizados", ressaltou.

Alberto falou ainda sobre a relação familiar que é trabalhada pelos profissionais da unidade da semasc. "O curso é direcionado a todos os membros das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A gente observa a integração familiar ajuda os jovens que estão á busca do primeiro emprego. Portanto, toda equipe da Prefeitura de Aracaju por proporcionar esse curso profissionalizante", acescentou.

O integrante do ProJovem Adolescente, Diego dos Santos, 16, mostrou-se encantado com o curso e confiante na conquista do primeiro emprego. "O curso é uma maravilha! Antes dessa aula prática, a gente aprendeu sobre cidadania, ética profissional, a maneira como devemos nos relacionar com o outro e como nos comportar em ambientes como este. Além desse curso profissionalizante, a gente participa de outras atividades, como oficinas de arte, palestras educativas sobre nossos direitos e deveres", disse.

"Estou muito emocionada e feliz por estar entre os jovens, aprendendo com eles também. Espero participar de outros cursos e quem sabe ingressar logo no mercado de trabalho. Não podemos perder oportunidades como essas que o Cras nos oferece. Quero agradecer o trabalho desenvolvido por toda a equipe do Cras", destacou a beneficiária do Programa Bolsa Família, Maria de Fátima Santos, 35.