Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe termina sexta-feira

Saúde
05/05/2009 09h57
Início > Noticias > 37761

Iniciada no último dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra o Vírus da Gripe em Aracaju vem superando as previsões das equipes de trabalho da Prefeitura Municipal. A mobilização segue até sexta-feira, 8, e nas Unidades de Saúde da Família (USF) da capital é grande número de imunizações já realizadas.

Somente na USF Dona Sinhazinha, localizada no bairro Grageru, já foram aplicadas mais de 3 mil vacinas. De acordo com a enfermeira da unidade, Heyne Costa de Araújo, a previsão é de que a meta seja ultrapassada. "Nós temos que imunizar no mínimo 4.600 idosos. Como ainda faltam quatro dias para o final da campanha, podemos dizer que vamos atingir esse número", afirma a enfermeira.

Para ela, é importante que as pessoas estejam atentas com relação aos parentes que fazem parte do público alvo da campanha. "A gripe é capaz de levar um idoso a óbito, devido à agressividade com que ela chega. Acompanhar nossos pais e avós ao posto é um grande estímulo", diz.

Ilka Maria Teles, 75, comparece todos os anos à unidade, para garantir os cuidados com a saúde. "Às vezes tenho pequenas gripes, mas nada de muito grave. Como sempre venho me vacinar, não me preocupo muito. É importante que todos levem a sério", alerta Ilka.

A procura pela vacina também é grande na Unidade Fernando Sampaio, localizada no conjunto Castelo Branco. De acordo com a auxiliar de enfermagem do posto, Fabrícia Siqueira da Cruz, a média diária de doses aplicadas sinaliza para a superação da meta proposta pelo Ministério da Saúde. "Nós estamos aplicando em torno de 100 doses por dia e já ultrapassamos 600 imunizações", afirma Fabrícia.

Desde a abertura da campanha, as doses da vacina estão sendo disponibilizadas em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF). Segundo a coordenadora da campanha em Aracaju, Débora Moura, a meta é imunizar pelo menos 80% da população com mais de 60 anos. "Para que esse percentual seja alcançado é muito importante que os idosos não deixem para procurar os postos de vacinação na última hora", alerta Débora.