PMA apóia evento em prol do uso racional de medicamentos

Saúde
05/05/2009 17h41
Início > Noticias > 37762

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju apoiou a iniciativa dos estudantes de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit), que nesta terça-feira, 5, realizaram evento alusivo à Campanha Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. A chuva não atrapalhou a mobilização, que aconteceu na Praça General Valadão.

Além de esclarecer a população quanto ao uso racional dos medicamentos, a ação promoveu o contato entre os estudantes de Farmácia com a população, ressaltou a importância do profissional da área para a comunidade e forneceu orientações em relação ao SUS. Também foram realizadas aferição de pressão, palestras, distribuição de folderes e esquete teatral.

A SMS entrou com apoio logístico, participando da organização e fornecendo as informações necessárias. "Essa é mais uma ação de assistência farmacêutica para os aracajuanos. Durante todo o ano, realizamos atividades in loco nas unidades de saúde, com a participação dos estudantes ajudando no monitoramento de problemas relacionados às medicações", afirma o coordenador de Assistência Farmacêutica (Codaf), Álvaro de Castro.

Para o estudante de Farmácia do sétimo período da UFS, João Luís, a mensagem principal que a campanha pretende passar diz respeito ao risco da auto-medicação. "Aprendemos na universidade que 60% das internações são oriundas de remédios ingeridos sem prescrição médica. Os médicos é que podem diagnosticar as doenças e receitar os antibióticos adequados, sem causar risco à vida", comenta.

Uso racional

Algumas dicas são necessárias e ajudam no bom uso dos medicamentos: é importante avisar ao farmacêutico ou médico a respeito de qualquer efeito indesejável provocado pelos remédios; a consulta sobre doses e horário é fundamental; os remédios devem ser tomados apenas com água, salvo outra indicação médica; não se deve guardar medicamentos em locais quentes e úmidos; não ingerir antibióticos que estejam fora da validade e evitar cortar comprimidos e abrir cápsulas.