Inscrições para curso de Cinematografia Eletrônica Digital vão até dia 14

Funcaju
11/05/2009 08h21
Início > Noticias > 37766

Estão abertas até o próximo dia 14 de maio as inscrições para o curso de Cinematografia Eletrônica Digital, que será ministrado pelo professor Lúcio Kodato. As aulas acontecem de 25 a 29 deste mês no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV). O curso é gratuito e voltado preferencialmente para profissionais com experiência na área. Sobrando vagas, poderão ser selecionados estudantes ou professores de comunicação e audiovisual.

A iniciativa é uma parceria do NPDOV com o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), através da Fundação Joaquim Nabuco e da Secretaria de Estado da Cultura. O conteúdo programático inclui estudos sobre os aspectos físicos da luz e bases para a exploração da representação bidimensional pela imagem nos suportes gráfico, fotográfico e cinematográfico, até o cinema digital.

Ao longo do curso também serão apresentados elementos da estética e da história da arte com o objetivo de permitir a compreensão da representação da imagem nos vários suportes. Outro aspecto que será abordado é a evolução dos meios e suportes técnicos de que se utilizam as artes visuais, particularmente a pintura, a fotografia química e digital e o cinema mecânico, químico e digital.

Os interessados deverão encaminhar para o e-mail inscricao.npdov@gmail.com um currículo resumido, com as experiências relativas à área, e uma carta de intenções, endereçada ao professor Lúcio, justificando o interesse pelo curso e de que forma pretendem aproveitar os conhecimentos a serem adquiridos. A seleção dos alunos será feita pelo próprio professor, que irá divulgar o resultado já no dia 18.

Lúcio Kodato

O professor Lúcio Kodato nasceu em São Paulo no ano de 1947. Como fotógrafo, iniciou sua carreira em 1969. A partir daí fotografou diversos longas, curtas-metragens, comerciais e documentários. Entre os mais famosos podem ser citados o documentário Partido Alto, de Leon Hirszman, e O Brinco, de Flávia Moraes. Kodato também foi presidente e um dos membros fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia.